Seguindo essa linha mais abrangente, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1946, definiu saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade. A percepção do conceito de qualidade de vida também tem muitos pontos em comum com a definição de saúde.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.
Questiona-se a atual definição de saúde da Organização Mundial da Saúde: "situação de perfeito bem-estar físico, mental e social" da pessoa, considerada ultrapassada, primeiramente, por visar a uma perfeição inatingível, atentando-se as próprias características da personalidade.
Sua sede fica em Genebra, na Suíça. O objetivo da OMS, segundo sua própria constituição, é desenvolver ao máximo o nível de saúde no planeta. Trata-se não apenas de evitar enfermidades, mas do estado de completo bem-estar físico, mental e social de todos os povos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) foi criada em 1948 com o objetivo principal de garantir que todas as pessoas do planeta tenham acesso ao mais elevado nível de saúde.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) ou WHO (World Health Organization), é um agência especializada das Nações Unidas, destinada às questões relativas a saúde. Foi fundada em 7 de abril de 1948. Tem como objetivo garantir o grau mais alto de Saúde para todos os seres humanos.
O diretor-geral é, desde julho de 2017, o etíope Tedros Adhanom. A OMS tem suas origens nas guerras do fim do século XIX (México, Crimeia). ... Segundo sua constituição, a OMS tem por objetivo desenvolver ao máximo possível o nível de saúde de todos os povos.
Tedros Adhanom Ghebreyesus
Graduado em biologia, pesquisador de malária reconhecido internacionalmente e doutor em saúde comunitária, é o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2017.
O etíope Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, realmente não é médico. É biólogo, com mestrado em Imunologia e Doenças Infecciosas (Universidade de Londres) e doutorado em Filosofia e Saúde Comunitária (Universidade de Nottingham, Reino Unido).
Universidade de Nottingham2000
7 de abril de 1948
“Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença.” Tantas vezes citado, o conceito adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, longe de ser uma realidade, simboliza um compromisso, um horizonte a ser perseguido.
A OMS é composta por representantes de 194 Estados-membros e presidida por um diretor-geral. Com sede localizada em Genebra, na Suíça, a organização ainda possui seis escritórios regionais (Américas, África, Sudeste da Ásia, Europa, Mediterrâneo Oriental e Pacífico Ocidental), onde se agrupam os Estados-membros.
Graduado em biologia, pesquisador de malária reconhecido internacionalmente e doutor em saúde comunitária, é o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2017.
7 de abril de 1948
Citação de Entidade
(OMS. Informes Tecnicos). Autor (Sobrenome por extenso) Prenome(s) (Iniciais). Título: (subtítulo se houver).
Site. Autor/es. Título [site]. Lugar de publicação: Editor; Data de publicação [data de actualização; data de acesso].
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE PROMOÇÃO DA SAÚDE, 1., 1986, Ottawa. Carta de Otawa. In: BRASIL. Ministério da Saúde.