Coloque-se de pé, perpendicularmente a uma parede, com os apoios à largura dos ombros e um pé posicionado ligeiramente mais à frente do outro. Os braços ao nível do ombro, em extensão, coloque a palma da mão na parede, com o polegar para cima e incline o tronco para a frente. Mantenha o alongamento por 20 segundos.
Os exercícios abaixo têm objetivo de fortalecer a musculatura dos ombros, melhorar a postura e prevenir lesões.
Alongue o pescoço para frente, para trás e para os lados. Faça uma rotação completa do pescoço sobre os ombros de forma lenta e o mais acentuado possível, num sentido e depois no outro. Eleve um dos braços na lateral da cabeça e segure-o na região do cotovelo. Repita o exercício com o outro membro.
O que fazer para acabar com a dor no pescoço e no ombro?
Flexão de pescoço: incline a cabeça para frente até encostar o queixo no peito e mantenha a posição por 5 segundos. Levante lentamente a cabeça, incline-a para trás e segure por mais 5 segundos. Repita esse movimento 5 vezes.
Como alongar corretamente
O que se pode fazer para tratar a dor nas costas consiste em:
O mau jeito na coluna é a maneira popular de descrever a dor e incômodo causados pela tensão e contração muscular excessiva das costas, por um longo período. Se essa musculatura fica contraída por algum tempo considerável, pode ser que o organismo tenha dificuldade de relaxar a mesma musculatura.
Analgésicos Analgésicos como o paracetamol (Tylenol) ou a dipirona (Novalgina), são remédios que podem ser usados para aliviar a dor lombar ligeira a moderada. O médico pode receitar estes analgésicos isolados ou associados a outros medicamentos, como relaxantes musculares ou opioides, por exemplo.