EQST

Quais So As Principais Vias De Transmisso Dos Vrus?

Quais são as principais vias de transmissão dos vírus?

As vias de transmissão podem ser por contacto directo (indivíduo infectado para hospedeiro susceptível) ou indirecto (através de gotículas ou perdigotos), veiculada por água ou alimentos contaminados ou através de vectores representados por animais vertebrados ou invertebrados.

Quais são as principais portas de saída do agente infeccioso ou parasito do corpo humano?

Para tal, utilizam-se das seguintes portas de saída ou vias de eliminação: a) ânus e boca (via digestiva) - os agentes infecciosos saem, juntamente com as fezes, pela via digestiva, através do ânus.

Quais são os elementos básicos da cadeia de transmissão dos agentes infecciosos?

Para que ocorram infecções parasitárias é fundamental que haja elementos básicos expostos e adaptados às condições do meio. Os elementos básicos da cadeia de transmissão das infecções parasitárias são o hospedeiro, o agente infeccioso e o meio ambiente.

Quais os principais grupos de agentes infecciosos?

Os agentes etiológicos das doenças infecciosas e parasitárias pertencem a cinco principais grupos de organismos: bactérias, fungos, protozoários, helmintos e vírus.

Quais os principais grupos de agentes infecciosos não incluídos no grupo dos Micro-organismos clássicos?

Resposta: Os mais simples são os vírus, cuja estrutura é muito rudimentar, pois nem sequer são compostos com os elementos necessários para obterem energia e para se reproduzirem por si próprios, o que os obriga a invadir as células do organismo, tornando-se patogénicos.

Quais são as doenças infecciosas mais comuns?

Dentre as principais doenças infecciosas, podem ser citadas:

  • Doenças infecciosas causadas por vírus: viroses, Zika, ebola, caxumba, HPV e sarampo;
  • Doenças infecciosas causadas por bactérias: tuberculose, vaginose, clamídia, escarlatina e hanseníase;
  • Doenças infecciosas causadas por fungos: candidíase e micoses;

Quais são os fatores inerentes ao hospedeiro para que ocorra uma doença parasitária?

Número de exemplares, tamanho, localização e virulência são os fatores inerentes ao parasito. Idade, imunidade, estado nutricional, hábitos, aspectos sociais e uso de medicamentos são fatores pertinentes ao hospedeiro.