Peteca, amarelinha, pião, bola de gude, elástico. Se você reconheceu algumas dessas brincadeiras (ou até mesmo todas), parabéns! Provavelmente, teve uma infância para lá de boa, marcada pela tradição do folclore brasileiro.
No Brasil, o folclore foi resultado da miscigenação de três povos (indígena, português e africano) e da influência dos imigrantes de várias partes do mundo. Por isso, nosso país tem uma tradição folclórica variada, rica e muito peculiar. Em cada região brasileira, o folclore apresenta semelhanças e diferenças.
7 Lendas do Folclore brasileiro para todos conhecerem
São eles: mula sem cabeça, Iara, saci pererê, caipora, curupira, boto cor de rosa, negrinho do pastoreiro, cuca, boiatá, cobra grande, vitória régia, cumadre fulozinha, lobisomem e a erva-mate.
Personagens do folclore brasileiro
O Boitatá é definido como uma cobra de fogo, figura folclórica que protege os animais e as florestas de pessoas malvadas que destroem o meio ambiente. Em específico, àqueles que promovem incêndios.
A palavra “boitatá” (bóia = cobra, atatá = fogo) é de origem indígena, são características principais do boitatá: uma grande cobra transparente com um fogo de cor azul-amarelado.
Boitatá
Por vezes, ela também mata os caçadores. Apesar de ser bastante violenta, a lenda também conta que ela gosta de receber algumas oferendas e, em troca, ela permite que os caçadores possam caçar na mata, mas de um jeito que não maltrate os animais, caso contrário, ela desconsidera os presentes e ataca os caçadores.
Comadre Fulozinha é uma criatura do folclore brasileiro. Seu nome deriva provavelmente da pronúncia regional de "Comadre Florzinha" ou "Comadre Fulozinha" e ela é muitas vezes confundida com a Caipora, sendo ambas consideradas uma variação da mesma lenda. Em alguns lugares, acredita-se que ambas sejam o mesmo ser.
A comadre Fulozinha era uma menina que se chamava Flor, ela era muito diferente das outras meninas e sua mãe não a entendia muito bem. Fulozinha gostava de nadar nos rios, subir em árvores e imitar os pássaros. Um dia percebeu que a mata estava sendo incendiada e correu para salvar os animais.
Folclore: conheça um pouco das lendas que fazem parte da cultura brasileira
Goiabão