Numa roda de leitura, o educador não deve apenas cobrar a leitura do texto, mas possibilitar um trabalho de interpretação, reflexão, compreensão e crítica, dando vida e significado ao texto lido em grupo.
Então, confira 4 estratégias eficientes para você trabalhar a compreensão da leitura na sala de aula!
Alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; letrado é aquele que sabe ler e escrever, mas que responde adequadamente às demandas sociais da leitura e da escrita.
Em muitos casos, como aponta Zilberman, saber ler não torna um indivíduo em um leitor. Com base no conteúdo estudado nessa unidade, produza um texto dissertativo no qual você busque responde a seguinte pergunta: ”será que todos que aprendem a ler e a escrever, de fato sabem ler”? ... “A escola e a leitura da literatura”.
Não, uma vez que saber ler vai muito além da decodificação das palavras, mas da interpretação e reflexão sobre o assunto. A leitura é fundamental para a sociedade, pois com a mesma é possível aumentar o vocabulário do indivíduo, bem como construir um pensamento crítico sobre o mundo ao seu redor.
O segundo tipo de leitor, o bom, é aquele que tem sensibilidade literária, que está buscando sempre tempo e silêncio para se entregar à leitura, concentrando toda sua atenção nela. Está mais interessado em interpretar ou resumir sua própria experiência, e dedica tempo a comentar suas leituras com os demais.
Público leitor são as pessoas que irão ler o que alguém escreveu, seja lá um livro, uma revista, uma matéria de jornal...
Resposta: São as pessoas em geral,adultos,jovens, crianças, idosos.
Leitor é quem está lendo um texto escrito por outra pessoa. Exemplo) você escreveu essa pergunta e eu a li, sendo assim, eu sou a leitora. Ouvinte é quem está ouvindo o que outra pessoa está falando.