O olho de peixe é um tipo de verruga que pode surgir na planta dos pés e que é causada pelo vírus HPV, mais especificamente os subtipos 1, 4 e 63. Este tipo de verruga é muito semelhante a um calo e, por isso, pode dificultar o caminhar devido à presença de dor ao pisar.
Duofilm® Plantar é indicado para o tratamento e remoção de verruga plantar (verruga localizada na planta / sola do pé), também conhecida como olho de peixe em adultos, crianças e idosos.
Espalhe uniformemente, com o bastonete da tampa, uma fina camada de Calotrat por toda a superfície do calo, calosidade ou verruga. Cuide para que o produto não escorra sobre a área de pele ao redor. Em seguida, deixe secar durante alguns minutos. Repita o tratamento 1 ou 2 vezes ao dia.
O tratamento para olho de peixe pode ser feito em casa desde que as recomendações do dermatologista sejam seguidas, sendo normalmente indicado o uso de pomadas ou soluções com ácido diretamente no local. O tratamento é lento e pode demorar mais de 30 dias, dependendo do tamanho da lesão.
“O olho de peixe é uma infecção causada pelo contato com o vírus HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano) - mais especificamente dos subtipos 1, 4 e 63, responsáveis por causar verrugas nos pés”, explica Fernanda Nichelle, dermatologista e especialista em estética médica (RS).
Confira a seguir o passo a passo para remover os calos:
Elas são causadas por um vírus chamado Papiloma Vírus Humano – conhecido popularmente como HPV, que infecta a camada superior da pele, causando as verrugas. Elas podem surgir mais facilmente quando a pessoa apresenta alguma lesão ou corte na pele.
As verrugas são pequenos crescimentos benignos da pele, geralmente inofensivos, causadas pelo vírus HPV, que podem surgir em pessoas de qualquer idade e em qualquer parte do corpo, como no rosto, no pé, na virilha, na região genital ou nas mãos.
Gilvan, “uma forma de prevenir as verrugas é evitando o contato com pessoas infectadas, além de objetos utilizados por outras pessoas”, esclareceu. Além disso, o vírus também pode ser transmitido pelo contato sexual. Para prevenir o contágio, a Sociedade Brasileira de Dermatologia também indica a vacina contra o HPV.