O impressionismo foi um movimento artístico que aconteceu na segunda metade do século 19 e no começo do século 20 nas artes visuais e na música. ... O expressionismo foi um movimento artístico que propôs uma arte que expressasse os sentimentos dos artistas e não as imagens do mundo.
O realismo e o impressionismo são movimentos artísticos e literários e se diferenciam principalmente pelas temáticas retratadas. O realismo surgiu nas últimas décadas do século XIX na Europa e buscava mostrar o que realmente se é. ... E o impressionismo surgiu com a pintura francesa no século XIX.
A França, no fim do século XIX, nos brindou com o Impressionismo – um movimento estético, especialmente nas artes plásticas, que rejeitava as convenções acadêmicas consolidadas e buscava captar impressões e percepções de cor, luz e sombra que a natureza oferecia nas diversas horas do dia.
O nome desse movimento artístico surgiu a partir da obra “Impressão: Nascer do Sol”, de um dos mais importantes pintores franceses da época, Claude Monet. ... Ainda que usado em tom pejorativo, o termo impressionismo foi utilizado por Monet e seus colegas por perceberem as mudanças que estavam promovendo por meio da arte.
Características do impressionismo nas artes plásticas:
A música impressionista tem como característica a sugestão e a atmosfera, e abstem-se dos excessos emocionais da era romântica. ... Um estilo musical, distinto e marcante, do período da música impressionista foi o efeito de planar sobre uma frase melódica.
As telas eram pintadas ao ar livre, o objetivo era criar obras espontâneas, inspiradas na natureza. A primeira exposição pública impressionista foi realizada em 1874, em Paris, onde participou o expositor Claude Monet, autor de Impressão: O Nascer do Sol, (1872), tela que deu origem ao nome do movimento.
Pinceladas soltas buscando os movimentos da cena retratada; Os temas da natureza, principalmente de paisagens eram excluídos dos trabalhos dos artistas impressionistas. ...
O impressionismo foi um movimento que surgiu na pintura francesa do século XIX, vivia-se nesse momento a chamada Belle Époque ou Bela Época em português. O nome do movimento é derivado da obra "Impressão: nascer do sol", de Claude Monet.
O Impressionismo foi um movimento que se manifestou, especialmente nas artes plásticas no fim do século XIX na França. ... Paul Cézanne (1839-1906), Edgar Degas (1834-1917), Claude Monet (1840-1926), Camille Pissarro (1830-1903), Pierre-Auguste Renoir (1841-1919) estão entre os principais expoentes do Impressionismo.
A história do movimento impressionista é feita de uma sucessão de encontros entre diferentes artistas à procura de sua independência artística na segunda metade do século XIX. ... O Impressionismo é um movimento que consiste em uma nova representação da realidade e que inicia uma reviravolta na arte da época.
Interessados pela natureza, os impressionistas procuravam captar em suas telas o efêmero e o fugaz da vida ao ar livre.
O Expressionismo foi um movimento artístico da vanguarda europeia que surgiu no início do século XX, na Alemanha. Os artistas dessa época buscavam retratar a realidade humana de maneira subjetiva. ... No Expressionismo, o pintor se opõe à objetividade da imagem, valorizando, em contrapartida, o subjetivismo da expressão.
Resposta. O expressionismo é a arte do extinto , trata-se de uma pintura dramática . a sua principal mensagem é que os valores emocionais predominam sobre os valores intelectuais.
Aproximadamente em 1874, Claude Monet e outros pintores franceses que geralmente pintavam ao ar livre para melhor observar os efeitos da luz sobre as pessoas, objetos e paisagens, perceberam que as cores da natureza se alteravam constantemente de acordo com a intensidade da luz solar que incidia sobre elas.
Monet pintava temas agradáveis, como jardins e flores. Ele pintava ao ar livre, sem misturar as tintas, com pincéis bem grossos. ... A obra “Impressão, nascer do sol” é uma das mais célebres de Monet.
O quadro considerado "Primeira pintura impressionista" é de Claude Monet. O termo impressionismo surgiu devido ao titulo da obra (Impressão, Nascer do Sol) ou na versão francesa oficial (Impression du Soleil Levant).
O objetivo é de se obter tons mais luminosos que transmitam luz e calor. Nas técnicas clássica de pintura, a delimitação das formas é obtida pelas linhas e as cores pela mistura das tintas.
O pontilhismo é uma técnica de pintura que surgiu na França no final do século XIX com o movimento impressionista. Essa técnica de pintura é bastante diferenciada porque os pintores fazem suas artes não com largas pinceladas, mas com pequenos pontos de cores lado a lado, muitos próximos, sem mesclar as cores.
Os principais temas do Impressionismo eram a natureza e as paisagens em geral que envolviam desde os salões de festa, o nu artístico e as bailarinas. O maior pintor impressionista foi Claude Monet. Pinturas que mostravam a tonalidade que os objetos possuem refletindo a luz do sol.
O Pontilhismo é uma técnica que consiste em pequenos pontos ou manchas de diferentes cores que, justapostas, provocam uma mistura óptica aos olhos do observador. Georges Seurat e Paul Signac foram os desenvolvedores desse método de pintura, que pode ser entendido como uma ramificação do Impressionismo.
O Pontilhismo é uma técnica análoga as 4 cores usadas em algumas impressões (cyan - azul, magenta - vermelho, yellow - amarelo, e key - preto), assim os tons pontilhistas, geralmente, parecem mais claros do que quando se misturam as cores. Isto pode ser explicado por manterem espaços brancos entre os pontos coloridos.
Will Barcellos
É uma técnica de pintura em que os desenhos são representados através de pequenos pontos ou manchas. O pontilhismo surgiu na França em meados da década de 1880 como um movimento pós-impressionista, sendo uma reação aos próprios impressionistas.