Inúmeros fatores podem influenciar na qualidade dos registros, dentre os quais se destacam: excesso de pacientes sob a respon- sabilidade da equipe de enfermagem nos cenários do cuidado; enfermeiros sobrecarregados por atividades de ordem gerencial; inclusão de formulários eletrônicos sem a devida capacitação ...
As intervenções registradas deverão ser limitadas àquelas necessárias ao entendimento do caso ou para estabelecer as intervenções que serão feitas. Ou seja, no prontuário devem constar somente informações “necessárias ao cumprimento dos objetivos do trabalho”.
De acordo com as resoluções que regem o exercício da profissão o carimbo deve vir na última pagina do documento, acompanhado da assinatura do nome do profissional. Para os casos em que o documento conter mais de uma pagina, o documento deve vir rubricado todas as páginas e assinado a última página.
O psicólogo, na elaboração de seus documentos, deverá adotar como princípios norteadores as técnicas da linguagem escrita e os princípios éticos, técnicos e científicos da profissão. O documento deve, na linguagem escrita, apresentar uma redação bem estruturada e definida, expressando o que se quer comunicar.
QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS PSICOLÓGICOS? São modalidades de documentos psicológicos: declaração, atestado, relatório, laudo e parecer psicológicos, bem como o relatório multiprofissional.
O laudo psicológico deve ser escrito em linguagem simples, porém bem ordenado e estruturado. O laudo deverá ser claro e conciso, observando a ética profissional e o alcance das informações.
Baseado em Wechsler (1999), pode-se distinguir quatro etapas da avaliação psicológica dentro do processo seletivo: seleção de instrumentos (ou planejamento); aplicação; correção e interpretação dos resultados; relato e devolução dos resultados.
Também são definidos vários contextos de aplicação: Psicologia Clínica, Psicologia da Saúde e/ou Hospitalar, Psicologia Escolar e Educacional, Neuropsicologia, Psicologia Forense, Psicologia do Trabalho e das Organizações, Psicologia do Esporte, Social/Comunitária, Psicologia do Trânsito, orientação e ou aconselhamento ...
Esta aptidão psicológica é avaliada a partir de um laudo, que é emitido por um psicólogo que ateste que tal pessoa submeteu-se a uma Avaliação Psicológica. E este Laudo, por sua vez, considerará se aquele indivíduo, no momento daquela avaliação, estaria apto ou inapto para o manuseio de uma arma de fogo.
Considerando que é de responsabilidade do psicólogo a avaliação e a escolha dos instrumentos, métodos e técnicas no exercício profissional, um dos principais cuidados que este deve ter na escolha de um teste psicológico é consultar o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi) com o intuito de verificar se o ...
Quais as respostas fornecidas pela avaliação psicológica?* O processo de avaliação psicológica é capaz de prover informações importantes para o desenvolvimento de hipóteses, por parte dos psicólogos, que levem à compreensão das características psicológicas da pessoa ou de um grupo.