Dicas práticas para plantar lichia:
O fruto é dado em cachos, suas árvores podem medir entre 15m e 20m de altura e cada árvore rede de 30 kg a 50kg de lichias a cada colheita.
Sonn. Litchi chinensis é uma espécie do gênero botânico Litchi, pertencente à família Sapindaceae. É uma árvore frutífera conhecida popularmente como lecheira, lichieira, arbarinoia, lichia ou uruvaia.
Cuidar de um pé de lichia não é difícil – esta árvore gosta de sol, ventilação e solo fresco e bem drenado, adubado. É importante que a superfície em volta da sua árvore de lichia se mantenha permanentemente limpa de resíduos (galhos, folhas e frutos).
As variedades plantadas no Brasil são Bengal, Brewster (frutos e caroços grandes) e Americana (frutos e caroços pequenos).
A lichia é bastante exigente com relação ao clima, desenvolve-se bem, mas não produz satisfatoriamente em regiões tropicais, adaptando-se melhor em regiões onde o clima é frio e seco antes do florescimento e, no resto do ano quente e úmido. A precipitação ideal encontra-se entre 1.
Para lichieiras grandes (copas com 4 a 5 m de altura) coloque 750 gramas de NPK Para lichieiras médias (copa com 3 m de altura) coloque 500 gramas de NPK Para lichieiras pequenas (copas com até 2 m de altura) coloque 250 gramas de NPK Adubar ao redor da projeção da copa.
A mangueira também pode ser cultivada em vasos com capacidade para, no mínimo, 50 litros de solo. O plantio em vasos pode, inclusive, produzir alguns frutos se contar com boa drenagem e adubação parcelada durante o ano todo, principalmente orgânica.
A melhor época para se fazer podas de formação na mangueira (Mangifera indica L.) é este mês e durante as chuvas do final do ano. O clima quente e úmido ajuda no rápido desenvolvimento de sua copa.
RESPOSTA – Há duas causas principais que provocam a queda dos frutos novos em mangueiras. A primeira é a incidência de doenças fúngicas, especialmente a antracnose e a oidium, que são frequentes em locais úmidos e frios. O controle preventivo é a pulverização de fungicidas no florescimento da planta e nas mangas novas.
Isso acontece devido ao ataque de insetos e ácaros na fase inicial da formação do fruto, que lesionam o tecido jovem.
Outras quedas necessitam ser averiguadas e avaliadas, por não serem comuns. Vários são os motivos que podem ocasionar a perda de frutos ainda imaturos como má adubação, seca intensa ou mesmo irrigação exagerada, pragas no pedúnculo dos frutos, doenças, entre outros.
Os frutos podem ser consumidos “in natura” ou em sorvetes e doces. O cozimento das cascas da árvore combate cólicas estomacais, a resina do tronco é depurativa, o suco feito de galhos novos é usado para combater diarréias crônicas, as folhas novas são antiasmáticas.