O que é um cronograma de estudos? O cronograma de estudos nada mais é do que um método adotado para organizar a sua rotina e definir horários para as variadas tarefas envolvidas no seu processo de aprendizagem. A verdade é que fica até difícil falar em “cronograma” assim, no singular.
Você também pode contar com o app Easy Study para montar seu cronograma de estudos no celular. Ele está disponível gratuitamente tanto na App Store quanto na Google Play e permite organizar sua rotina de uma maneira intuitiva, registrando todo o tempo dedicado às matérias.
7 passos para um cronograma de atividades diárias eficiente
Note que o foco é uma linha do tempo em que se deixa claro o que deve ser feito, quando, e por quem:
Quais técnicas utilizar para fazer um bom planejamento mensal?
O planejamento mensal é a melhor maneira de voltar para os trilhos, lembrar seus propósitos e direcionar o seu mês para aqueles objetivos maiores da sua vida. Qualquer planejamento mensal que se preze é feito em um espaço onde você pode ver cada um dos dias do ano.
Para desenvolver um cronograma de projeto eficiente, você deve seguir os passos abaixo:
Guia prático (que realmente funciona) para ter uma rotina mais produtiva
5 dicas fáceis para manter uma rotina saudável
Sendo assim, na hora de criar bons hábitos, seguir algumas dicas podem fazer toda a diferença:
7 dicas de rotina matinal para começar a colocar em prática já:
5 passos para criar seu hábito
21 dias
Em meados da década de 1960, o cirurgião plástico norte-americano Maxwell Maltz observou que seus pacientes levavam cerca de 21 dias para assimilar os benefícios e mudanças de um procedimento cirúrgico. Esse é período necessário para que o cérebro torne um novo hábito um padrão e realize a tarefa com menos esforço.
O que é a Teoria dos 21 dias? Segundo a Teoria dos 21 dias, o ser humano precisa de, no mínimo, 21 dias constantes para mudar um hábito. E é importante deixar bem claro que é o mínimo e não o suficiente para que estas mudanças aconteçam.
O que é a dieta dos 21 dias Imagem: iStock Existem muitos "desafios dos 21 dias" disponíveis na internet. Embora não dê para saber em detalhes o cardápio, em linhas gerais ele prega a exclusão de frituras e alimentos ultraprocessados por 21 dias, consumo de fibras e redução das calorias ingeridas durante o dia.
Um dos pioneiros na Teoria dos 21 Dias foi o cirurgião plástico e psicólogo Maxwell Maltz, em 1960. Ele relatou que seus pacientes notavam as mudanças nas cirurgias apenas após 21 dias da operação, e registrou no livro Psico-cibernética que 21 dias é o tempo que o cérebro precisa para se adaptar a uma mudança.
Alguns estudos concluíram que com o jejum intermitente perde-se de 5% a 8% do peso corporal em um período entre 12 e 24 semanas, mas também pode acontecer que nem se chegue perto desse objetivo.
Quando o jejum intermitente é indicado? O método serve para quem quer emagrecer e perder gorduras. ‟Isso porque ele promove o aumento do metabolismo oxidativo, incentivando também a oxidação da gordura corporal”, explica a nutricionista.