No Brasil, a água é utilizada principalmente para irrigação, abastecimento, fins industriais, geração de energia, mineração, aquicultura, navegação, turismo e lazer.
Resposta. A água dos rios é usada para regar as plantações, para o transporte, para a pesca. Usamos a força das quedas-d'água dos rios para produzir eletricidade.
A importância da água dos rios Os rios constituem uma das fontes de obtenção da água doce. ... Além do abastecimento as populações, as águas dos rios e lagos são também para a irrigação das culturas, para a produção da energia hidroeléctrica e como vias de comunicação.
Dicas Importantes de Economia
Quando um rio é poluído ou degradado, mas suas nascentes estão preservadas, há boas chances de recuperarmos todo o corpo hídrico. Por outro lado, se as nascentes forem destruídas, pouco se pode fazer. Elas são a fonte necessária à vida e devem ser preservadas ou recuperadas a qualquer custo.
As nascentes são a fonte de abastecimentos de rios, córregos e lagos presentes dentro ou não das bacias hidrográficas onde as mesmas se inserta. Os produtores rurais que possuem uma fonte de água ou reservatório em suas propriedades têm nas mãos um tesouro pouco valorizado.
O conhecimento da água perdida por evapotranspiração é fundamental para se conhecer o balanço hídrico de uma certa região. Ela afeta diretamente o rendimento de bacias hidrográficas, a umidade atmosférica, a determinação da capacidade de reservatórios, regime de chuvas, entre outros.
Uma nascente seca quando há diminuição da capacidade do solo de infiltrar a água da chuva por meio de sua superfície, ou da própria redução das chuvas, sobrepastejo do gado, compactação do solo e processos erosivos em áreas com declives, substituição de áreas de mata por pastagem e agricultura, ou manejo inadequado na ...
CONTROLAR A EROSÃO Melhorar a fertilidade do solo com técnicas como adubação e uso de calcário. Adotar plantio em forma de contorno e terraceamento, com movimentação de porções de terra. Estas práticas promovem a recarga do aquífero que é fonte de água para as nascentes. Proteger o solo com a própria vegetação da área.
As nascentes localizam-se em encostas ou depressões do terreno ou ainda no nível de base representado pelo curso d'água local; podem ser perenes (de fluxo contínuo), temporárias (de fluxo apenas na estação chuvosa) e efêmeras (surgem durante a chuva, permanecendo por apenas alguns dias ou horas).
Uma nascente nada mais é do que a água da chuva ou do derretimento de geleiras, que se acumula em uma camada menos permeável. ... Uma vez acumulada, essa água pode emergir basicamente de duas formas: formando lagoas ou jorrando.
Processos como sedimentação e decantação, filtros naturais como o ciclo de bananeiras (vide post anterior nesse mesmo blog) fazem possível reaproveitar a água de banheiro, de cozinha e da máquina de lavar para regar as plantas. Processos como o reflorestamento podem causar o (re)surgimento de uma nascente.