A cigarra é, com certeza, um dos animais mais presentes na vida das pessoas que moram próximas à área rural, muitas vezes até atrapalhando no convívio e, geralmente, nas noites de sono. Todo via, essa especie apresenta diversas características interessantes, principalmente o seu canto que, diferente do que alguns pensam, não serve apenas para emitir um som aleatório. Veja mais sobre logo abaixo.
Segundo especialistas, os principais motivos da morte desse animal são seus próprios predadores, principalmente visto seu pequeno tamanho e a não presença de formas para se defender. Assim, sendo caçado por besouros na maioria das vezes, embora grande parte consiga viver até o período adulto com certa tranquilidade.
Após esse período de desenvolvimento dentro da terra, as ninfas tornam-se adultas e sabem, por natureza, que é hora de vir à tona. Para isso, cavam túneis até o topo e, uma vez fora, sobem nas árvores para passar por um período de muda, no qual trocam parte da pele, abrem as asas e desenvolvem genitália com a qual criarão mais cigarras.
Normalmente a cigarra tente a viver em um habitat predominantemente coberto de plantas, principalmente por necessitar delas para sua sobrevivência na totalidade. Para alguns biólogos, esses pequenos animais cobrem por completo as árvores no qual elas vivem, sempre buscando complementar sua dieta.
Após subir alguns centímetros até cerca de 2 metros de altura a ninfa fica estática, surgindo em seguida uma fenda na carapaça, de onde vai emergir o indivíduo adulto. Já fora do exoesqueleto, as asas começam a inflar até se formarem completamente. Este processo, chamado de metamorfose incompleta, pois a ninfa é muito parecida ao adulto, pode durar horas.
Depois que chega à fase adulta, a cigarra têm entre 1 e 3 meses de vida, no máximo, segundo a espécie. É quando, além de cantar, voa, se acasala e se reproduz depositando seus ovos em folhas e galhos.
O canto de algumas espécies de cigarra podem alcançar facilmente os 120 decibéis, classificado na faixa de som ensurdecedor! Para se ter uma ideia, podemos comparar esse barulho da cigarra ao de um avião decolando ou ao show de uma banda de rock.
Os tímpanos estão conectados a um órgão auditivo por um tendão curto. Com efeito, quando um macho da espécie canta, ele dobra o tímpano para que não seja ensurdecido pelo próprio barulho.
De acordo com diversos especialistas e adoradores da cigarra, esse animal vertebrado apresenta certa de 1.500 variações em todo o mundo, sendo um dos animais que apresentam maior quantidade de espécies. Em sua maioria, esses pequenos animais vivem em climas predominantemente temperados ou tropicais, especialmente caso haja a presença de flores ou campos.
Deslocando-se lentamente, utilizando a força de suas pernas anteriores, sobe sobre o tronco da árvore (ou outras superfícies verticais que estiverem ao seu alcance).
Dez áreas infestadas de germes em que você toca todos os dias, de acordo com especialistas
Se você mora em uma região com estes insetos, com certeza conhece o canto da cigarra. Principalmente se houver dezenas delas juntas, formando uma verdadeira sinfonia.
Entre suas principais características, é impossível destacar o canto da cigarra, já que nenhum outro inseto é capaz de emitir sons estridentes como os delas, que são inconfundíveis.
Portanto, se o "xixi da cigarra" é composto apenas por estes dois ingredientes, não, xixi de cigarra não é venenoso, sendo inofensivo para humanos e outros animais. Assim, podemos dizer que a cigarra não é perigosa, até mesmo porque ela não ataca, não morde e não se alimenta de outra coisa que não seja seiva.
Agora que você já sabe por que a cigarra canta e conheceu diversas outras curiosidades sobre as cigarras, também te recomendamos este outro artigo no qual explicamos por que os insetos são atraídos pela luz.
Ao contrário do que muita gente acredita, a cigarra não mira e nem utiliza os "jatos de urina" para se defender. A cigarra pode "urinar" não apenas durante o voo, mas também enquanto se alimenta extraindo seiva, simplesmente com o objetivo de eliminar o excesso do líquido em seu corpo.
Quem pensa que as cigarras são os únicos insetos a "fazer xixi", na verdade este é um comportamento da ordem Hemiptera, ou seja, pulgões e percevejos também o fazem. Como estes animais têm uma alimentação baseada em líquidos vegetais, este é o mecanismo que possuem para eliminar o excesso de água e açúcar ingeridos.
Os sons das cigarras são muito audíveis para o ser humano, sendo produzidos por órgãos localizados na base do abdômen chamados tímpanos. Os machos também possuem uma cavidade corporal maior que as fêmeas, o que os ajuda a amplificar o som, facilitando a comunicação a longas distâncias.
No Brasil, uma das espécies mais comuns de cigarras é a Carineta fasciculata. Ela possui com uma coloração amarelada com linhas pretas no dorso e mede cerca de 3 centímetros de comprimento.
Tanto a fêmea quanto o macho possuem um órgão na região do abdome que funciona como se fosse uma caixa acústica. Entretanto, só no macho é encontrada uma membrana que produz movimentos que permitem a emissão do som. O som é tão alto que pode atingir cem decibéis. Após a reprodução, as fêmeas botam seus ovos e morrem.
O que significa a cigarra cantando? Primeiramente, o canto da cigarra não serve, exatamente, para avisar aos humanos a aproximação da chuva. A verdade é que as cigarras cantam para procriação. ... Até porque é exatamente com esses cantos que os machos conseguem atrair as fêmeas para o acasalamento.
Então, a resposta para a pergunta “cigarra cantando é sinal de chuva?”, é: não necessariamente. Isso porque, o período de acasalamento das cigarras coincide com as épocas mais quentes e chuvosas do ano, a primavera e o verão. Porém, o canto não indica que a chuva está prestes a acontecer.
O controle químico é bem eficiente, podendo-se aplicar inseticidas a base de Aldicarb, Dissulfoton, Terbufos, Phorate, Carbofuran, Imidacloprid e Thiamethoxan, que também podem controlar bicho-mineiro, cochonilhas de raiz, moscas de raiz e nematóides.
Dizem que as cigarras cantam até morrer, mas isso não é verdade. A cantoria é, na realidade, exclusividade dos machos, com o objetivo descarado de atrair as fêmeas para o acasalamento. ... Antes desse clímax romântico, a cigarra passa a maior parte do ano quietinha no solo, alimentando-se da seiva das raízes das plantas.
Para dificultar a entrada deles em casa, a dica é manter poucas luzes acesas e fechar as janelas no fim da tarde. Prepare-se: é tempo de ruídos, zumbidos e picadas. Ela diz ainda que é possível evitar as visitas desses insetos fechando a janela das 17h às 21h. ;Nesse horário, eles estão mais ativos.
Você pode fazer uma mistura de água, sabão, óleo essencial de citronela e espirrar nas paredes (perto das lâmpadas) ou até deixar um aromatizador de ambientes. Outra alternativa é fazer um saquinho de pano com óleo essencial + cravos-da-índia pendurado próximo à lâmpada.
Use um inseticida apropriado ou bacillus thuringiensis. Com cerca de meio quilo para cada metro quadrado, polvilhe o gramado com o inseticida e, em seguida, molhe-o por cerca de 30 minutos para fazer com que se infiltre no solo onde vivem as larvas.
O detergente líquido de limão é um excelente veneno caseiro para eliminar aranhas, principalmente, porque é efetivo em eliminar os ovos dos aracnídeos. Pode ser utilizado diluído em água, para limpar prateleiras e armários de cozinha, ou misturando umas poucas gotas em água, para borrifar plantas.
Uma boa receita para acabar não só com eles, mas também com pulgões e cochonilhas é a calda de cebola. Trata-se de um inseticida natural, que mantém os insetos longe de suas plantas sem envenenar sua família com produtos químicos. Bata no liquidificador 2 cebolas grandes em pedaços em 1 litro de água.
Ácaros: Não é apenas na poeira dos móveis que vivem os ácaros – eles também atacam plantas, deixando-as com um aspecto enferrujado. Como não gostam de umidade, procure borrifar água na planta regularmente. Para casos mais severos, faça uma calda usando 10 cm de fumo de rolo e 50 g de sabão de coco.
Como Controlar Spider Mites Que Já Estão Atacando Seu Cultivo:
Relativamente ao ácaro-branco, o controle deve ser iniciado quando as plantas exibirem os primeiros sintomas, como folhas jovens retorcidas, ou preventivamente, através de um programa continuado de aplicação de enxofre a 40%, a cada 10 dias, no período de maior incidência.