A ética permite-nos viver como seres humanos, detentores da capacidade de pensar, protegendo-nos, por isso, do caos e do desmoronamento da sociedade em que vivemos.
1. Qualquer pessoa pode ser um filósofo, conquanto que possua suas faculdades intelectuais plenamente em funcionamento, pois se a racionalidade é a primeira exigência para que alguém se torne filósofo, e se todos os homens possuem racionalidade, logo todo ser humano pode tornar-se filósofo.
Filósofo é qualquer um que para à beira da estrada para pensar sobre as coisas e ver que não sabe nada. Filósofo deve ser quem não quiser vegetar, passando a vida sem rumo, sem um destino encontrar. Portanto filosofemos, buscando sabedoria, pois num bom filosofar teremos mais harmonia.
A filosofia contribuiu com o desenvolvimento do método científico da ciência moderna. ... Em oposição às teses positivistas, apareceu o filósofo da ciência Karl Popper (1902 – 1994) com a obra A Lógica da Pesquisa Científica (1934), propondo um critério de demarcação entre ciência e não-ciência.
Ela nos torna mais humildes, e mais compreensivos. Assim, a filosofia tem o valor não apenas crítico de questionar, de gerar um novo tipo de pensar que pode conduzir a uma nova ciência, mas gera a admiração diante do mundo, mostrando que mesmo as coisas mais familiares possuem um brilho desconhecido.
Os conceitos filosóficos se apresentam como indispensável e útil ao mundo business, de modo que a reflexão filosófica pode oferecer aos gestores novas formas de raciocinar para resolver os problemas contingenciais, pois nem sempre as ferramentas clássicas da administração poderão solucionar problemas de ordem lógica.
A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. A partir dela, e ao longo de séculos, foram e são fundamentados projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.
Assim, procedendo, a filosofia contribui para uma melhor delimitação da educação enquanto objeto de conhecimento, viabilizando sua aborda- gem metódica e sistemática. Aliás, este é o processo de surgimento e desenvolvimento das diferentes ciências.
A Filosofia da Educação objetiva contribuir para o desenvolvimento de uma atuação profissional crítica, reflexiva, coerente, eficaz, eficiente, justa, humana e transformadora da realidade educacional por parte do professor-pedagogo, tanto no campo da docência quanto nas áreas de trabalho não docente (direção escolar, ...
A filosofia da educação é o campo da filosofia que se ocupa da reflexão sobre os processos educativos, os sistemas educativos, a sistematização de métodos didáticos, entre outros temas relacionados com a pedagogia.