O vírus da hepatite C transmite-se, principalmente, por via sanguínea, bastando uma pequena quantidade de sangue contaminado para transmiti-lo, se este entrar na corrente sanguínea de alguém através de um corte ou uma ferida, ou na partilha de seringas.
Transmissão: Fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. Sintomas: Geralmente, não apresenta. Porém, os mais frequentes são cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Como se prevenir?
Por isso, para prevenir a hepatite A é importante ter atenção aos modos de transmissão, sendo recomendado: Tomar a vacina contra hepatite A, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde; Ter bons hábitos de higiene lavando bem as mãos antes de comer e depois de usar o banheiro. Veja como lavar bem as mãos.
Os eventos adversos mais comuns em pacientes tratados com ledipasvir / sofosbuvir podem ser fadiga, cefaleia e alguma fraqueza. Outros eventos adversos relatados incluíram náusea, diarreia e insônia. A maioria dos eventos adversos foi leve, sem gravidade.
Apesar de não ter vacina contra a hepatite C, é imprescindível que as pessoas portadoras do vírus da hepatite C sejam vacinadas contra a hepatite A e hepatite B para evitar possíveis complicações, com cirrose com necessidade de transplante hepático, em alguns casos, ou câncer no fígado, por exemplo.
A melhor forma e a mais eficaz de se prevenir contra a Hepatite B, ainda é por meio da vacinação. A vacina contra Hepatite B é feita em três doses. Sendo assim, a segunda dose deve ser ministrada após 30 dias da aplicação da primeira e a terceira, seis meses após a primeira.
A hepatite D é causada por um vírus de RNA defeituoso (agente delta) que tem a capacidade de se replicar apenas na presença do HBV. Ocorre raramente como uma coinfecção com a hepatite B aguda ou como uma infecção secundária na hepatite B crônica. (Ver também Causas da hepatite e Visão geral da hepatite viral aguda.)
Hepatite E. A hepatite E é uma doença infecciosa aguda, causada pelo vírus da hepatite E, que produz inflamação e necrose do fígado. A transmissão do vírus é fecal-oral, e ocorre através da ingestão de água (principalmente) e alimentos contaminados. A transmissão direta de uma pessoa para outra é rara.
Uma das formas de prevenir as hepatites virais é pela vacina. Ela previne contra as formas A e B (sendo que ao tomar a vacina da hepatite B previne-se também a hepatite D). Para os demais tipos de hepatites virais ainda nãoe existem vacinas disponíveis.
Não há tratamento específico para o vírus, porém existe uma vacina, administrada gratuitamente a crianças menores de 5 anos e a indivíduos com alguma doença no fígado. A hepatite B e a C estão incluídas entre essas enfermidades.