A comunicação está associada à linguagem e interação, de forma que representa a transmissão de mensagens entre um emissor e um receptor. Derivada do latim, o termo comunicação (“communicare”) significa “partilhar, participar de algo, tornar comum”, sendo, portanto, um elemento essencial da interação social humana.
Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística. Cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos presentes na comunicação: emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto.
A linguagem pode ter várias finalidades: de informar, de persuadir, de emocionar, dentre outras. A função da linguagem dependerá do objetivo da comunicação e pode ser: apelativa, emotiva, fática, metalingüística, poética.
Função metalinguística e função conativa. Função emotiva e função fática. Função fática e função referencial. Função emotiva e função metalinguística.
Para Jakobson, qualquer dado ato de comunicação verbal é composto de seis fatores: Emissor: orador, narrador, autor. Receptor: ouvinte, leitor, telespectador, usuário, destinatário. Código: o sistema linguístico ou comunicativo, um conjunto de signos e regras linguísticos.
A linguagem figurada é usada para dar mais expressividade ao discurso, para tornar mais amplo o significado de uma palavra. Além disso, também serve para criar significados diferentes ou quando o interlocutor não encontra um termo adequado para o que deseja comunicar.
A função referencial predomina em textos dissertativos, técnicos, instrucionais e jornalísticos, tipos que têm a informatividade como característica principal. Suas peculiaridades linguísticas são as frases estruturadas na ordem direta, linguagem denotativa e a construção do discurso na terceira pessoa.
A função conativa ou apelativa é um recurso amplamente utilizado em textos que têm como intenção convencer o destinatário da mensagem. Quando escrevemos um texto, nossas intenções ficam evidentes. Para que isso aconteça, adequamos nossa linguagem para atender a um objetivo específico na comunicação.
A Função Poética caracteriza-se pela preocupação com a forma do discurso, ou seja, o modo utilizado para transmitir uma mensagem. ... Já o principal objetivo da função emotiva é emocionar, ao mesmo tempo que se preocupa com o emissor da mensagem.
A Função Poética caracteriza-se pela preocupação com a forma dodiscurso, ou seja, o modo utilizado para transmitir uma mensagem. Essa função da linguagem é encontrada nas obras literárias, mas não só, e muitas vezes é confundida com a função emotiva. ... Na função poética, o mais importante é a mensagem em si.
Resposta. Resposta: Função Conativa ou Apelativa.
A função referencial ou denotativa possui como função informar o receptor sobre algo de forma clara e precisa. É o tipo de função que costumas ver nas notícias dos jornais.