POR CAMINHAMENTO: é realizado percorrendo-se o contorno de um itinerário definido por uma série de pontos, medindo-se todos os ângulos, lados e uma orientação inicial. A partir destes dados e de uma coordenada de partida, é possível calcular as coordenadas de todos os pontos que formam esta poligonal.
Existem três tipos de levantamentos topográficos que podem ser utilizados para a medição dos elementos e características de um terreno: o planimétrico, o altimétrico e o planialtimétrico. O primeiro se refere às medidas em um plano, enquanto o segundo levanta medidas na vertical.
O processo de conversão de endereços em coordenadas geográficas é chamado geocodificação. Ou seja, o usuário digita o endereço e o Google procura em sua base de dados, fornecendo CEP, latitude e longitude (o que permite plotar o ponto no mapa) e outras informações. O serviço é chamado Google Geocoding API.
Para transformar as medidas, fazemos:
No caso dos ângulos é a mesma coisa: quando os minutos chegarem a 60 ou mais, você adiciona "1" na casa dos graus. Como o resultado excedeu os 60', ficam 12' na casa dos minutos e vão 60' para a casa dos graus. 60' = 1º, então, você leva 1º para a casa dos minutos.
1 Meça dois ângulos de um triângulo, escreva cada medida. Por exemplo, dois dos ângulos de um triângulo poderiam ser de 55 graus e 25 graus. 2 Some as duas medidas, 55 + 25 = 80 graus, é o total dos dois ângulos medidos. 3 Subtraia o total dos dois ângulos conhecidos a 180 graus, portanto, 180-80 = 100 graus.