Textos injuntivos e textos prescritivos são textos cuja finalidade é a instrução do leitor. Não só fornecem uma informação, como incitam à ação, guiando a conduta do leitor.
O texto injuntivo ou instrucional está pautado na explicação e no método para a concretização de uma ação. Ele indica o procedimento para realizar algo, por exemplo, uma receita de bolo, bula de remédio, manual de instruções, editais e propagandas.
Texto narrativo é um tipo de texto que esboça as ações de personagens num determinado tempo e espaço. Geralmente, ele é escrito em prosa e nele são narrados (contados) alguns fatos e acontecimentos. Alguns exemplos de textos narrativos são: romance, novela, conto, crônica e fábula.
Literatura. O gênero narrativo refere-se aos textos que contam uma história. Para isso, é necessário um narrador ou narradora, personagem, enredo, tempo, e espaço.
Quais os gêneros digitais citados na BNCC?
Gêneros virtuais é o nome dado às novas modalidades de gêneros textuais surgidas com o advento da Internet, dentro do hipertexto. Eles possibilitam, dentre outras coisas, a comunicação entre duas ou mais pessoas mediadas pelo computador.
O uso da comunicação através da Internet acabou por desenvolver a necessidade de uma linguagem própria, que satisfizesse o universo cibernético. Na verdade esse tipo de linguagem é uma forma encontrada por um grupo, de interagir uns com os outros de um modo próprio. ...
internetês
internetês
[Gramática] Forma de escrita usada na internet definida especialmente pela abreviação das palavras e frases; pela falta de pontuação e de acentuação e por não seguir regras gramaticais: não estou entendendo nada deste seu internetês! ... De Internet + ês.
A diferença da linguagem formal e informal está no contexto em que elas são utilizadas e na escolha das palavras e expressões usadas para comunicar. A linguagem formal está ligada ao uso das normas gramaticais, enquanto a linguagem informal é mais livre, sendo mais utilizada em situações cotidianas.
A especialista está certa em dizer que devemos usar a norma culta também na internet, pois, como ela mostra, o internetês está prejudicando a competência linguística das pessoas, fazendo com que elas já não saibam mais usar as formas corretas. Se estivermos em um bate-papo, usar a norma culta é inadequado. ...
Essa 'língua' é aquela usada quase que exclusivamente na internet, porque permite o uso de abreviações, símbolos gráficos (gifs, emoji, figurinhas) e combinações de letras e números para formar uma palavra.
A escrita em uma rede social obedece primeiro a uma regra tecnológica, o imediatismo, para depois, quem sabe, obedecer às normas gramaticais. Foi assim que surgiu o famigerado “internetês”, no fim das contas. Nas antigas salas de bate-papo dava muito trabalho escrever “você”, sendo muito mais simples o uso do “vc”.
A língua é um sistema convencionado pelo homem para se comunicar. ... A criatividade humana não se limitou apenas a linguagem técnica da informática, os jovens passaram a se comunicar em tempo real pela internet, e para acelerar a comunicação escrita surgiu o internetês.
Expressar alegria e felicidade é fácil. Para isso, os caracteres mais comum são os dois pontos e o parêntese :) ou :], que formam um simpático sorriso.