Já o ponto de ebulição refere-se a mudança do estado líquido para o estado gasoso. Por exemplo, o gelo começa a se transformar em água na forma líquida, quando sua temperatura é igual a 0 ºC . Logo, o ponto de fusão da água é 0 ºC (sob pressão de 1 atmosfera).
Diz-se assim que o Ponto de Fusão da água pura é 0 ºC. Já essa água pura passa do estado líquido para o estado gasoso, sob a mesma pressão, à temperatura de 100 ºC. Diz-se assim que o Ponto de Ebulição da água pura é 100 ºC.
Quanto maior o tamanho da molécula, maior será o ponto de ebulição. Por exemplo, o etano e o butano são ambos alcanos, mas a massa molar do etano é igual a 30 g/mol e seu ponto de ebulição é -88ºC, enquanto o butano tem massa molar maior (58g/mol) e ponto de ebulição maior também (0,5 ºC).
Quanto mais forte as forças de atração, maior é a temperatura na qual o líquido entra em ebulição. De forma similar, o ponto de fusão de um sólido aumenta à medida que as forças intermoleculares ficam mais fortes.
Inseto andando sobre a água. Insetos, aranhas e outros animais conseguem caminhar ou repousar sobre a água porque nas extremidades de suas patas existem pelos revestidos por uma substância gordurosa e, por isso, não conseguem penetrar entre as moléculas de água que estão unidas na superfície.
Por causa da Tensão Superficial. Devido a grande adesão das moléculas de água, forma-se uma película flexível, e uma agulha e alguns tipos de insetos não possuem peso suficiente para quebrar a coesão entre as moléculas de água existentes ali.
Aí que entra a função do detergente, que é um agente tensoativo ou surfactante, isto é, ele é capaz de diminuir a tensão superficial da água. Isso é visto no momento em que pingamos o detergente no copo com água. A movimentação da purpurina nos mostra que a tensão superficial da água foi “quebrada”.
tensão superficial da água. Moléculas de água na superfície são atraídas por moléculas abaixo da superfície, e ao lado, formando uma película que permite ao inseto caminhar sobre ela sem afundar. Esse fenômeno é chamado de tensão superficial.
É como se formassem uma parede bem fininha sobre a água. Quando o inseto (que é bem levinho) pousa sobre a superfície, ele 'pisa' em cima de um grupo de moléculas que estão bem juntinhas. Elas não o deixam destruir a parede que formaram, por isso, o bicho não afunda e consegue andar por cima das moléculas.
Devido a tensão superficial . A tensão superficial é a força com que as moléculas de água estão ligadas uma a outra formando uma superfície e essa superfície tem uma resistência que permite que insetos, por exemplo, andem por cima da água.
A propriedade que permite um inseto andar sobre a água é chamada de Tensão Superficial. Onde as moléculas de água se ligam por meio da ponte de hidrogênio.
A capilaridade é um fenómeno físico resultante das interações entre as forças de adesão e coesão da molécula de água. É graças a capilaridade que a água sobe, contra a força da gravidade, através das paredes de tubos, ou desliza por entre os poros de alguns materiais, como o algodão.
a) Entre as moléculas de água ocorre uma interação intermolecular chamada de ligação de hidrogênio que é a responsável pela força de atração entre uma molécula e outra e que possibilita aos insetos andarem sobre a água.
Verificado por especialistas A hidrostática que é a estabilidade da água que ao esta em repouso assim os insectos mais comum os mosquitos pousam na água e assim podem ficar la sem afundar, sendo assim ajudando na sua deposição de ovos.
A agulha afunda. Para que algum objeto afunde na água, primeiro ele precisa romper a superfície. Por causa da tensão superficial, a superfície da água fica mais resistente. A agulha estava flutuando por causa da tensão superficial, que agüenta o peso da agulha.
Tensão superficial é um efeito físico que ocorre devido a coesão entre as moléculas de água na superfície,ela se caracteriza por fazer a superfície da água parecer uma película. A tensão superficial é resultado das ligações de hidrogênio (ponte de hidrogênio). Exemplo disso é quando um inseto pousa e/ou anda na água.
O uso de surfactantes e detergentes rompe a tensão superficial, por reduzir as forças de coesão entre as moléculas do líquido. Explicando melhor: moléculas de detergente têm duas extremidades que podem atuar como uma ponte entre moléculas de água e de gordura (lipídios).
A tensão superficial da água é resultado das ligações de hidrogênio, que são forças intermoleculares causadas pela atração dos hidrogênios de determinadas moléculas de água (que são os polos positivos (H+)) com os oxigênios das moléculas vizinhas (que são os polos negativos (O-)).
No método de contagem de gotas, calcula-se a tensão superficial fazendo-se uma relação entre o número de gotas geradas por um volume fixo da amostra, medido em uma bureta, e o número de gotas gerado pelo mesmo volume de água.
fosfolipídios
Sabões, detergentes e outros surfactantes rompem a tensão superficial, por que essas moléculas possuem um lado com boa afinidade com a água (hidrofílico) e outro lado com boa afinidade com gorduras (hidrofóbico ou lipofílico).
Um produto surfactante ou tensoativo é uma substância utilizada para limpeza em geral, pois consegue “envolver” a sujeira e retirá-la junto com a água, através de um processo chamado emulsificação. ... Essa propriedade permite ao surfactante interagir tanto com substâncias polares (água) quanto com as apolares (sujeira).
Sendo que água + óleo + detergente se misturam porque o detergente é o tensoativo, conciliador de fases e diminui a tensão superficial. Fazendo com que as fases se misturem”.