Ligação Iônica
Ligação iônica é uma interação entre átomos na qual ocorre a perda e o ganho de elétrons, resultando em compostos com características e fórmulas bem particulares.
Ligação iônica ou iónica é um tipo de ligação química baseada na atração eletrostática de íons com cargas opostas. ... A ligação iônica ocorre somente se a variação da energia total da reação é favorável—quando os átomos ligados têm energia mais baixa que os átomos livres.
Características das ligações iônicas Diferentemente das ligações covalentes, em que há o compartilhamento de elétrons, nas ligações iônicas os elétrons são doados ou recebidos pelos átomos. Também chamada de ligação eletrovalente, a ligação iônica é produzida entre íons (cátions e ânions), daí o termo "iônica".
As ligações covalentes representam a união entre átomos estabelecida por pares de elétrons. Elas ocorrem somente com átomos que têm a tendência de ganhar elétrons. ... A ligação covalente pode ocorrer entre os seguintes elementos: hidrogênio, ametais e semimetais.
Para saber se um composto realiza ligação iônica ou covalente, nós vamos olhar para a diferença de eletronegatividade. Quando o valor for menor que 1,7 a ligação será classificada como covalente. E se a diferença de eletronegatividade for maior ou igual a 1,7, a ligação será do tipo iônica.
A molécula de água é considerada um dipolo A elétrico porque a ligação entre os átomos de hidrogênio e oxigênio forma polos negativos e positivos. Isso acontece porque a ligação entre os dois elementos (H e O) é polar, devido a grande diferença de eletronegatividade entre os seus átomos.
A água é capaz de dissolver substâncias no estado líquido, sólido e gasoso, sendo essa característica uma consequência de sua polaridade, que permite que suas moléculas hidratem íons e outras moléculas também polares. Dentre as principais substâncias dissolvidas pela água, destacam-se os ácidos e os sólidos iônicos.