18.
Os treinamentos da NR-12 devem ser ministrados por trabalhadores ou profissionais devidamente qualificados para este fim. Um profissional legalmente habilitado deverá supervisionar o curso, sendo ele responsável pela adequação do conteúdo, carga horária, qualificação dos instrutores e avaliação dos capacitados.
Podem ser instrutores, os médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, profissionais da saúde em diversos níveis, bombeiros civis e militares, os técnicos de segurança do trabalho, profissionais do resgate, socorristas que atuam em rodovias e no APH, profissionais do SAMU e outros.
Quem pode ser instrutor em SBV APH, de acordo com as instruções do SAMU e do Ministério da Saúde, pessoas que tenham proficiência no atendimento pré-hospitalar e nas ações de primeiros socorros que tenham a capacitação e o conhecimento para ministrar treinamento na área de socorro de urgência e emergência.
Detalhes sobre como funciona o processo de se tornar instrutor pela CUREM estão no link “Curso detalhado”, que encontra-se abaixo. Médicos, enfermeiros, acadêmicos de medicina e enfermagem que já tenham realizado e sido aprovados no curso BLS pela a CUREM e sejam indicados por instrutor.
O treino para mulheres iniciantes com 4 sessões semanais deve ser dividido da seguinte forma.