EQST

Qual A Simetria Dos Porferos?

Qual é a simetria dos Poríferos?

A simetria simetria dos poríferos é do tipo Radial, entretanto, existem poríferos assimétricos. Geralmente os corpos da esponjas se parecem com tubos.

Como é a respiração dos Poríferos?

Os poríferos são animais filtradores. Eles promovem uma corrente de água que entra pelos poros, passa pelo átrio e sai pelo ósculo. Ao entrar, a água fornece oxigênio e ao sair, carrega dióxido de carbono e resíduos. Assim, ocorre a respiração, através das trocas gasosas por difusão.

O que é o átrio dos Poriferos?

a) Átrio ou espongiocele é uma cavidade que fica dentro do animal, é o espaço onde a água circula em direção ao ósculo. ... - Pinacócito – estas células são responsáveis pelo revestimento do animal, formando a epiderme, que também possui porócitos.

Como é de que se alimentam as esponjas?

As esponjas são animais filtradores que se alimentam de plâncton e de minúsculas partículas de matéria orgânica dissolvidas na água. A água penetra no corpo desses animais através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome do grupo (do latim porus = poro e ferre = portador).

Qual é a função de Coanócitos?

Os coanócitos são células ovóides típicas das esponjas, dotadas de um flagelo cuja base é circundada por projeções da membrana plasmática, formando um funil. Estas células estão relacionados com a nutrição do animal, capturam o alimento por fagocitose ou por pinocitose.

Qual é a função dos Coanócitos para os Poríferos e dos Cnidócitos para os cnidários?

A função dos coanócitos é filtrar e fazer com que a circulação da água aconteça dentro das esponjas, além da função de fagocitose. Já a função dos cnidócitos é a de defesa dos cnidários produzindo um filamento urticante quando detecta ameaça, os chamados nematocistos.

Qual a função dos Cnidócitos nas anêmonas?

Os cnidócitos são as células típicas dos cnidários. A função dessa célula é realizar a captura de presas e de auxiliar na defesa do organismo devido a característica de serem urticantes. Os cnidócitos se localizam no tentáculo dos cnidários.

Para que servem os Cnidócitos nos cnidários?

Tem ação neurotóxica e é capaz de paralisar os animais que entram em contato com ela. O cnidócito é uma importante célula tanto para defesa quanto a alimentação dos cnidários. O veneno presente no interior dessas células pode ser bastante perigoso para o homem.

Qual a importância dos Cnidócitos?

Importância dos Cnidócitos: Os cnidócitos e suas propriedades urticantes ajudam na defesa do animal. Podem também ajudar na captura de presas, uma vez que os cnidários não possuem uma musculatura muito forte, as toxinas dos cnidócitos ajudam a paralisar pequenos animais que servem de alimento.

Qual a importância dos cnidários para o meio ambiente?

Os cnidários tem importância econômica, e servem para manter o equilíbrio ambiental, são alimentos de alguns animais aquáticos, como as tartarugas que comem as água-vivas . Eles comem alguns seres que podem se tornar pragas no ambiente marinho.

Para que servem os Cnidócitos para os cnidários ou celenterados?

Assim, os cnidócitos servem para a captura de alimentos ou para a defesa do animal. Quando uma presa é capturada, ela é levada até a boca do animal e chega até a cavidade digestória.

Porque os cnidários podem ser chamados de celenterados?

O filo dos cnidários recebe este nome devido ao fato de possuírem uma estrutura denominada cnidoblasto. ... Mas os cnidários também são chamados de celenterados. Esta nomenclatura deve-se ao fato de este ser o primeiro grupo animal a apresentar uma cavidade digestiva - cele = oco e enteros = intestino.

O que são Ctenóforos o que eles apresentam de diferente dos cnidários?

Um pequeno filo de animais marinhos pelágicos, semelhantes às medusas dos cnidários pela forma globosa birradial, pela mesogleia gelatinosa e pela transparência. Oque os diferem, é a ausência de células urticantes nos Ctenóforos. Ao contrário dos Cnidários, que se apresenta em todos os seres desse grupo.

Para que serve o Cnidoblasto?

Os cnidoblastos são células especializadas dos celenterados, que tem a principal função de defesa contra predadores, pois suas células são urticantes e ao serem tocadas liberam toxinas que irritam os tecidos nervosos de outros animais.