5 Aplicação do ultrassom de 3mhz Segundo Clayto (1998) o tempo de aplicação e a intensidade da radiação ultra-sônica devem ser de dois minutos para áreas 10 cm². A intensidade varia segundo o efeito desejável e o tipo de tecido, sendo sua ação tanto mais profunda conforme a sua intensidade.
Entre os vários benefícios do ultrassom estético, podemos destacar:
Modo pulsado Ou seja, condições inflamatórias agudas, como por exemplo, no tratamento agudo de cicatrizes pós-operatórias e flacidez tissular (flacidez de pele). Na emissão pulsada, a duração do tempo de pulso é variável, por isso teremos que ajustar o ciclo e a frequência desta onda no modo pulsado.
Segundo Bioset (2001), o ultrassom é indicado para tratamentos estéticos o modo contínuo onde abrangem só tecidos superficiais com frequência de 3 Mhz, para proporcionar alterações circulatórias e mecânicas do tecido, proporcionando então alteração da pressão e a micro massagem.
O equipamento deve ser usado com gel de acoplamento. O comprimento de onda de 1MHz atinge uma profundidade aproximada de 5cm e o comprimento de onda de 3MHz atinge uma profundidade no tecido de, aproximadamente, 1 a 2cm. O equipamento deve ser usado somente sob prescrição e supervisão de um profissional licenciado.
O ultrassom focado de alta potência, que atua na gordura localizada, deve ser feito em intervalos de no mínimo um mês, e pode ser feito em uma única sessão ou no máximo três. No caso desse ultrassom, não é indicado fazer sessões de manutenção, e sim recomeçar um novo tratamento.
O SONOPULSE Compact 3 MHz funciona em tensões de rede na faixa de 100 - 240 volts 50/60 Hz. Basta ligar o aparelho na rede elétrica e ele fará a seleção de tensão de rede automaticamente. O cabo de ligação à rede elétrica é destacável.
O teste é feito colocando-se fita adesiva ao redor do transdutor, deixando um espaço acima deste, de modo que fique no formato de um copo e que a água a ser colocada no transdutor não escoe. A água foi colocada até cobrir a superfície do transdutor.
São ondas mecânicas que possuem frequência superior a 20 000 Hz. Nesse caso, o som também não pode ser ouvido pelo ser humano. O ultrassom é muito utilizado para exames clínicos, em navios, etc.
O ultrassom contínuo tem efeito térmico dominante, enquanto o efeito mecânico predomina no pulsado....As principais incluem:
As ondas ultra-sônicas são geradas por transdutores ultra-sônicos, também chamados simplesmente de transdutores. De um modo geral, um transdutor é um dispositivo que converte um tipo de energia em outro. Os transdutores ultra-sônicos convertem energia elétrica em energia mecânica e vice-versa.
Transdutores ultrassônicos são dispositivos que transformam um tipo de energia em ondas de ultrassom (transmissor) ou o recíproco (receptor). ... Assim, propriedades mecânicas, microestruturas, imagens e microscopias podem ser obtidas com a utilização de ultrassom, de forma portátil e com grande custo benefício.
A imagem é formada a partir dos ecos que retornam dos tecidos ao transdutor após cada pulso. Portanto, o tempo adequado para que todos os ecos retornem ao transdutor antes que ele pulse novamente deve ser respeitado.
O ultrassom é usado em diversos campos. Dispositivos ultrassônicos são usados para detectar objetos e medir distâncias. Ultrassonografia é usada tanto em medicina veterinária quanto em medicina humana. Em testes não destrutíveis, o ultrassom é usado para detectar falhas em produtos e estruturas.
Em geral, os aparelhos de ultrassonografia utilizam frequências muito altas, entre 2 MHz e 14 MHz. Durante o procedimento, são emitidos pulsos sonoros que são absorvidos, refletidos e refratados em diferentes velocidades de acordo com o tipo de tecido: pele, ossos, gordura, sangue, etc.
Os seres humanos são capazes de ouvir sons tão somente que se estendam entre as frequências de 20 Hz e 20.
A ultrassonografia ou ecografia é um método diagnóstico muito recorrente na medicina moderna que utiliza o eco gerado através de ondas ultrassônicas de alta frequência para visualizar, em tempo real, as estruturas internas do organismo.
Os elefantes e os tigres são animais capaz de perceber os infrassons. Já os ultrassons, possuem definição idêntica, todavia a sua frequência é superiores a 20 000 hertz e baleias, golfinhos, cães, morcegos e gatos são sensíveis a essa frequência sonora.
A principal diferença é que, ao invés de radiação, a ultrassonografia emite ondas sonoras controladas. Essas ondas também ultrapassam certos tecidos do corpo e colidem com outros – dependendo da densidade dos átomos -, e os ecos gerados pela colisão produzem a imagem que será analisada.
A impedância acústica de um meio está relacionada com a resistência ou dificuldade do meio a passagem do som. Corresponde ao produto da densidade do material pela velocidade do som no mesmo. ... Resumindo, quanto maior a diferença de impedância entre duas estruturas, maior será a intensidade de reflexão.
Significado de Impedância substantivo feminino [Eletricidade] Medida da resistência de um circuito elétrico, obtida pelo quociente entre a tensão eficaz e a intensidade eficaz da corrente alternada que passa pelo circuito; representada por Z.
O gel é um composto pegajoso de água e propilenoglicol, sendo formulado para reduzir a estática. Essa textura, inclusive, não é à toa. Como é colocada uma fina camada do produto para que aparelho possa deslizar, ele tende a ser espesso e pegajoso para que não escorra da pele durante a realização do exame.
1. O método Na maioria dos indivíduos, a calota óssea na região do osso temporal à frente da orelha apresenta espessura mais fina e permite a passagem do ultrassom de baixa frequência, sendo por isso denominada "janela óssea" ou "janela acústica".
Algumas condições clínicas, como obesidade, deformidades do tórax e enfisema pulmonar, podem dificultar a visualização das estruturas cardíacas, prejudicando o diagnóstico. Nesses casos, diz-se que os pacientes apresentam janela acústica inadequada ou desfavorável.
O ecocardiograma transtorácico (ETT) é o mais realizado. O transdutor é deslizado sob o peito e a parede abdominal, gerando imagens em tempo real do coração. Durante a sua realização, o médico pode solicitar que o paciente faça pequenos movimentos com o corpo.
O ecodopplercardiograma transtorácico serve para detectar uma extensa variedade de doenças do coração, como doenças do pericárdio, da aorta, podendo elas ser ou não congênitas.