Um gastrinoma é um tumor geralmente localizado no pâncreas ou no duodeno (o primeiro segmento do intestino delgado), que produz quantidades excessivas do hormônio gastrina, que estimula a secreção de ácido e enzimas no estômago, causando úlceras pépticas.
A gastrina é um hormônio peptídeo que estimula a secreção de ácido clorídrico e estimula a motilidade do estômago. É secretado pela célula G no antro do estômago.
O ácido clorídrico proporciona o ambiente altamente ácido necessário para a pepsina decompor as proteínas. A elevada acidez do estômago serve também como uma barreira contra infecções por matar a maioria das bactérias.
Função do HCL Uma delas é o HCl, responsável por diminuir o pH, amolecer o bolo alimentar e propiciar as condições ideais para que as enzimas digestórias sejam ativadas (o nosso suco gástrico é uma solução aquosa de HCl).
Exame para medir o pH esofágico Uma maneira muito eficiente para medir o pH estomacal é o exame pH-metria esofágica. Assim, é possível que o médico especialista verifique o melhor tratamento para o resultado, a partir do exame. O teste de pH mede a frequência em que o fluxo ácido do estômago permeia o esôfago.