Radical é a denominação dada ao agrupamento neutro de átomos que apresenta um ou mais elétrons livres (valências livres). Dentre os radicais que apresentam elétron livre em átomo de carbono, os mais comuns são aqueles formados exclusivamente por carbono e hidrogênio.
Ramificações em hidrocarbonetos se referem às espécies orgânicas que aparecem substituindo um ou mais átomos de hidrogênio de uma cadeia de hidrocarbonetos, elas também são conhecidas como Grupos orgânicos substituintes.
Saturada: a molécula possui apenas ligações simples entre os carbonos da cadeia principal. Insaturada: a substância possui pelo menos uma ligação múltipla (dupla ou tripla) na cadeia principal. Quanto à presença de heteroátomos dividindo a sequência de carbonos que divide a cadeia principal.
Cadeia aberta com ligação tripla. Cadeia aberta com duas ligações duplas. Cadeia fechada com ligações simples. Cadeia fechada com ligação dupla.
Ciclanos
Hidrocarbonetos alifáticos, especificamente, são hidrocarbonetos com átomos de carbono estruturais em cadeias abertas e fechadas (cíclicas), não aromáticas. Podem ser alcanos, alcenos, alcinos ou alcadienos, e ainda outras combinações, se as ligações entre esses átomos forem respectivamente simples, duplas ou triplas.