→ Chuva orográfica Esse tipo de chuva é formado quando uma massa de ar úmida vinda do oceano encontra uma barreira natural, sendo forçada a elevar-se, alcançando então grandes altitudes. Quando essa massa de ar úmida eleva-se, acaba resfriando-se, sofrendo condensação e posteriormente precipitando-se.
1-Chuvas convectivas. 2-Chuvas orográficas. 3-Chuvas frontais.
As chuvas são precipitações de água que evaporam a partir da incidência solar e do calor. Elas ocorrem pela formação de nuvens (gotículas de água suspensas no ar), as quais se condensam gerando as precipitações. Basicamente, há três tipos de chuvas: orográficas, convectivas e frontais.
As chuvas frontais – também chamadas de chuvas ciclônicas – são aquelas resultantes do encontro direto entre duas massas de ar, sendo uma fria e seca e outra quente e úmida.
Explicação: Recebe esse nome porque as massas de ar quente e ar frio se chocam frontalmente. Assim, o ar quente sobe, por apresentar menor densidade, e o ar frio permanece abaixo, por ser mais pesado. Isso resulta na precipitação da chuva após a elevação do ar frio.
1) Chuvas frontais: também chamadas de ciclônicas, são aquelas causadas pelo choque ou encontro direto entre duas massas de ar, sendo uma delas fria e seca e a outra quente e úmida. Sabemos que o ar frio é mais denso e tende a descer, enquanto o ar quente é menos denso e tende a subir.
Resposta. Explicação: São as chuvas orográficas que ocorrem a partir da elevação do ar quente e úmido causada por uma barreira de relevo. ... Já as chuvas frontais resultam do encontro entre duas massas de ar que se chocam, formando uma frente fria ou quente, além de provocar a precipitação da umidade em seu interior.
As chuvas orográficas ocorrem a partir da elevação do ar quente e úmido causada por uma barreira de relevo. ... O tipo de chuva que se forma a partir do contato entre uma massa de ar úmida e uma barreira do relevo é: a) Chuva convectiva.
Resposta. Resposta: Chuva Convectivas.
Algumas medidas que podem atenuar a formação de chuva ácida são: economia de energia, uso de transporte coletivo (diminuindo-se o número de carros, também diminui a quantidade de poluentes), uso de fontes de energia menos poluentes, utilização de combustíveis com baixo teor de enxofre e purificação dos escapamentos dos ...
Para a natureza, as consequências da chuva ácida são a destruição da cobertura vegetal, acidificação dos solos e das águas de rios e lagos. ... Quando a acidificação atinge o solo e as águas de rios e lagos, os seres vivos que habitam esses locais são afetados.
A chuva ácida é consequência da poluição atmosférica com óxidos ácidos que reagem com a água da chuva, produzindo ácidos fortes. A emissão de gases poluentes na atmosfera, como óxidos ácidos e gases de efeito estufa, tem causado graves problemas ambientais, sendo que um deles é a chuva ácida.
Resposta: Para o solo, a chuva ácida torna-o improdutivo, sujeito à erosão, o que acaba com florestas, destrói lavouras e dificulta plantações. Para os homens, o excesso de dióxido de enxofre no corpo origina a formação de ácidos, o que pode causar danos irreversíveis aos pulmões.
Ela ocorre quando há a liberação de gases como enxofre ou nitrogênio e há uma reação com o oxigênio da atmosfera. A chuva ácida pode interferir no pH do solo, dos rios e lagos e causar desequilíbrio ambiental.
Sobre chuva ácida pode-se afirmar, EXCETO: * 1 ponto a) A chuva ácida é consequência do progresso, dele faz parte e deve ser encarada com naturalidade, pois a sua não aceitação implica no subdesenvolvimento. ... d) Nos solos de matas e florestas castigados pelas chuvas ácidas a vegetação enfraquece gradativamente.