FASE DE RAIZ: Ocorre enquanto o dente erupciona. Formação da Bainha Epitelial de Hertwig e do Diafragma Epitelial. ... As Células do Epitélio Oral de proliferam formando a Banda Epitelial Primária que se divide em LâminaVestibular e Lâmina Dentária. 2.
Esse osso, denominado processo alveolar, forma-se devido à presença do germe dental. Entre o osso da cripta óssea e a raiz (em formação) do germe dental está o folículo dentário, que já está sofrendo sua transformação nas outras estruturas do periodonto de sustentação.
Essa região é denominada folículo dentário, que originará os tecidos de suporte e suas células (cemento – cementoblastos e cementócitos, osso alveolar – osteoblastos e osteócitos, e ligamento periodontal – fibroblastos) – e formará o periodonto de inserção.
A dentição decídua (de leite) é formada na gestação, durante a fase embrionária do ser humano: o germe dental está dentro do "saco dentário",( na mandíbula e maxila) espécie de uma bolsa embrionário do dente, onde começa primeiro a formação do esmalte do dente, e já podemos ver o contorno da coroa do dente.
É nesta fase que ocorre o início de diferenciação das diversas células do germe dentário. Os ameloblastos surgem a partir do epitélio interno do órgão do esmalte e os odontoblastos a partir das células da papila dental adjacentes ao epitélio interno do órgão do esmalte.
Os dentes são formados por um tecido conjuntivo chamado de dentina, que é altamente calcificado e bastante resistente. Recobrindo esse tecido, há uma camada dura e branca chamada de esmalte, considerada a substância mais rígida de todo o corpo.
A polpa dentária é constituída de tecido conjuntivo frouxo, semelhante a de outras partes do organismo. Os odontoblastos, células presentes na superfície pulpar, são responsáveis pela formação da dentina e também fazem parte da sua estrutura.