Nos espelhos planos, as imagens são formadas por prolongamentos de raios refletidos. Para que possamos enxergar o nosso reflexo em alguma superfície refletiva, esta deve promover a reflexão regular da luz, ou seja, refletir raios de luz com ângulo igual ao ângulo incidente.
O equipamento funciona de maneira bastante simples: ao ser acionado, ele altera o ângulo da lente do retrovisor, apontando-a para cima. É o suficiente para impedir que a luz forte incida diretamente nos olhos do condutor e prejudique sua visão. “É um recurso simples, que existe nos carros há 20 ou 30 anos, mas eficaz.
Um espelho retrovisor (também espelho da porta, ou o espelho lateral) é um espelho encontrado no exterior de veículos automotivos para auxiliar o motorista a enxergar áreas para trás e para os lados do veículo; do lado de fora da visão periférica do condutor ( no chamado "ponto cego").
Para uma boa regulagem dos espelhos retrovisores o ideal é que você se posicione corretamente no banco, para isso você deverá ajustar ao banco para que o seu pé alcance o fundo do pedal, seus punhos alcancem a parte superior do volante, ficando semi-flexionados e que suas costas estejam bem apoiadas no encosto. 2.
Ele será o “mais para frente” do carro por causa da posição e deverá estar alinhado com a traseira do veículo da frente. Outra maneira é acompanhar o carro de trás pelo seu retrovisor esquerdo. O ideal é retroceder até poder ver o farol direito do carro que ficará atrás da sua vaga.
6 Dicas Para a Prova Prática do Detran