A lei de Coulomb é uma importante lei da Física que estabelece que a força eletrostática entre duas cargas elétricas é proporcional ao módulo das cargas elétricas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.
Dois corpos eletricamente carregados podem exercer atração ou repulsão entre si de acordo com o seu sinal de carga. Corpos com cargas elétricas de sinais iguais repelem-se, e corpos cujas cargas elétricas possuem sinais contrários atraem-se.
A força elétrica é originada pela interação de uma carga elétrica com outras cargas elétricas, que podem ter sinal positivo ou negativo. Esta força pode ser de repulsão ou atração, conforme os sinais das cargas; se de sinais contrários se atraem as de sinais iguais se repelem.
substantivo feminino Ação ou efeito de repulsar, de repelir, de expulsar para fora ou para longe. Sensação de aversão; repugnância: repulsão de ratos.
Quando falamos de força elétrica, já temos a noção de que duas cargas elétricas exercem forças entre si, ora sendo uma força de atração (cargas de sinais diferentes) e ora sendo uma força de repulsão (cargas de sinais iguais).
A força elétrica faz com que as cargas de sinais iguais sejam repelidas. A força elétrica é também uma grandeza vetorial, pois apresenta módulo, direção e sentido. A unidade de medida da força elétrica é o newton.
Fórmulas: eletrostática Força elétrica: F = k. (q1. q2)/d²; Potencial elétrico: P = E/q.
No estudo da física, a força elétrica está inserida no conteúdo de eletrostática, ramo da física que estuda as cargas elétricas em repouso (paradas), com relação a um referencial inercial.
Força elétrica é a interação de atração ou repulsão gerada entre duas cargas devido a existência de um campo elétrico ao redor delas. A capacidade de uma carga criar forças elétricas foi descoberta e estudada pelo físico francês Charles Augustin de Coulomb (1736-1806) no final do século XVIII.
Para fazer uma comparação entre a força elétrica e força da gravidade é importante perceber que a força elétrica se dá entre a interação das partículas subatômicas. Nesse sentido temos que a atração entre os prótons e elétrons é de 1040 (o número 1 seguido de 40 zeros) vezes mais intensa do que a força gravitacional.
Forças como tração, atrito, empurrões, puxões, torções, forças elásticas e outras, geralmente descritas como forças mecânicas, são, na verdade, manifestações macroscópicas de interações que são majoritariamente elétricas.
O conceito de força do ser humano é entendido como a capacidade de superar ou opor-se a uma resistência por meio da atividade muscular. Força muscular é a quantidade máxima de força que um músculo ou grupo muscular pode gerar em um padrão especifico de movimento em uma determinada velocidade de movimento.
Força absoluta: caracteriza-se pela capacidade máxima de gerar a contração muscular, quando os sistemas de proteção articular e muscular, estão inibidos. São conseguidos em situações de emergência. Força Explosiva: é a capacidade de gerar contração muscular com a maior força no menor tempo possível.
Basicamente, a primeira é desenvolvida por meio de exercícios de alta intensidade realizados em um curto período de tempo. Já a segunda, ocorre a partir de atividades que possuem um nível de dificuldade mais leve e são praticadas durante um longo intervalo de duração.
Capacidades físicas ou capacidades motoras podem ser compreendidas como componentes do rendimento físico, são elas que nós utilizamos para realizar os mais diversos movimentos durante a nossa vida. São em um total de cinco: Resistência, Força, Flexibilidade,Agilidade e Velocidade.
Abdominal: Espera-se que o estudante responda que a capacidade física predominante é a resistência.