Tipos e exemplos de dígrafos
Os dígrafos ocorrem quando duas letras são usadas para representar um único fonema, ou seja, uma única emissão de som.
Para entendermos melhor abaixo, dois grupos de palavras que ilustram a situação: Eloquência –a vogal u é pronunciada, portanto não apresenta dígrafo. Questão – a vogal u não é pronunciada, portanto possui o dígrafo QU. Linguiça - a vogal u é pronunciada, portanto não apresenta dígrafo.
Os dígrafos vocálicos são: am, em, im, om, um, an, en, in, on, un. Portanto, a palavra que possui dois dígrafos é: CORRENDO.
É dígrafo quando a vogal u não é pronunciada, mas é encontro consonantal quando a vogal u é pronunciada.
Números de fonemas e dígrafo: vizinho campo sombra nascer.
Fonemas de "campo": cinco letras e quatro fonemas /k/ã/p/o/. Fonemas de "sombra": seis letras e cinco fonemas /s/õ/b/r/a/. Fonemas de "nascer": seis letras e cinco fonemas /n/a/s/e/r/.
Olá, boa tarde! Dígrafo são 2 letras que juntas tem apenas um som. O dígrafo de nascer é SC.
Pode-se afirmar que na palavra “sombra” ocorre um dígrafo vocálico, porque o encontro "om" representa um só fonema. Assim, temos duas letras que representam um único fonema. Portanto, trata-se de um dígrafo.
Possível dígrafo consonantais inseparáveis 'gu'. São os que não podem ser separados em duas sílabas. São eles: "gu", "qu", "lh", "nh" e "ch".
Então, o que os diferencia é que, no dígrafo consonantal, duas consoantes representam um fonema; já no encontro consonantal, as consoantes representam fonemas diferentes.
Resposta. Em Livro temos um encontro consonantal "vr" .
A palavra com um encontro consonantal que pode ser separado é: corrupção. Um encontro consonanal ocorre quando temos duas consoantes juntas em uma palavra.