O fluorímetro é composto basicamente por um sistema de iluminação duplo de leds, que excitam a amostra e produzem sua emissão. Em seguida, uma lente convergente focaliza a luz emitida na entrada do monocromador e um chopper é utilizado para modular este sinal com uma frequência conhecida através de um acoplador ótico.
A fluorescência é o mecanismo o qual uma molécula ou um grupo eletronicamente excitado emite luz. ... O mecanismo de FRET é análogo à comunicação entre campos próximos, em que o raio de interação é muito menor do que o comprimento de onda da luz emitida.
Em compostos orgânicos, o fenômeno da fluorescência ocorre tipicamente em estruturas aromáticas. ... Hidrocarbonetos aromáticos polinucleares, tais como o antraceno e o perileno, são também fluorescentes. Em proteínas o fluoróforo dominante é o grupo do triptofano que absorve próximo de 280 nm e emite próximo de 340 nm.
A fluorescência da clorofila ocorre devido à emissão de luz vermelha escura quando os elétrons da parábola da clorofila voltam ao estado não excitado emitindo fótons no comprimento de onda na região do vermelho escuro. ... Ocorre fluorescência porque a energia não é utilizada na produção de ATP nos fotossistemas.
A clorofila é uma molécula com a propriedade de fluorescência porque possui elétrons que podem receber energia da luz (fótons). Quando recebem fótons os elétrons passam a ocupar um orbital mais externo (de maior energia). ... A clorofila é excitada com luz azul e emite luz vermelha.
Quando uma molécula de clorofila a absorve a energia, um de seus elétrons é transferido para um receptor de elétrons. À medida que ocorre a transferência desses elétrons, eles são substituídos por outros provenientes da fotólise da água, que ocorre no fotossistema II.
Quando a luz solar atinge uma planta, proteínas especializadas conhecidas como complexos de captação de luz absorvem a energia da luz na forma de fótons, com a ajuda de pigmentos como a clorofila. Esses fótons impulsionam a produção de moléculas de açúcar, que armazenam energia para uso posterior.
Os fotossistemas são complexos fotoquímicos conhecidos como fotossistemas I e II (PSI e PSII), que apesar de sua separação espacial trabalham em série, através do transporte de elétrons, para a realização das reações de armazenamento de energia da fotossíntese.
Eles são divididos em fotossistema I e fotossistema II de acordo com o comprimento de onda considerado ótimo para a absorção. Os dois fotossistemas funcionam de forma independente, mas são ligados por uma cadeia de moléculas transportadoras de elétrons.
Fotossíntese e Quimiossíntese Na primeira etapa substâncias inorgânicas são oxidadas e na segunda etapa o gás carbônico passa por redução, levando à produção de compostos orgânicos.
A fase luminosa ou fase clara é a primeira parte da fotossíntese, o processo utilizado pelas plantas para capturar e armazenar energia solar. ... A síntese de ATP, com ADP + P (fosfato) e energia proveniente o sol (fotofosforilação).