É que a poluição impedia que tuk-tuks, vacas (e um ou outro elefante) estivessem visíveis. Também não consegui ver o aeroporto até que a roda da aeronave tocou o solo. A Índia é suja, a ponto de invalidar completamente aquela regra dos seis segundos de tolerância para comer algum alimento que caiu no chão.
Quais os principais pratos típicos da comida indiana?
Pesquisas mostram que o consumo de carne está crescendo no mundo, inclusive na Índia, país tradicionalmente associado ao vegetarianismo e onde o abate de vacas é proibido.
Existem dezenas de animais sagrados na Índia, mas os mais populares são o elefante, o macaco, a vaca, a cobra e o tigre.
A tradição indiana surgiu com base no hinduísmo, no país acredita-se que a vaca é a representação de fertilidade e espiritualidade, sendo essencial para manter a vida humana.
Na verdade, no mercado há tanto carne de boi quanto de vaca para o nosso consumo. Ocorre que, a carne bovina da fêmea é bem menos utilizada com o fim de alimentação, visto que, os produtores utilizam mais as fêmeas no intuito da produção de leite e reprodução de novos gados.
Estudos revelam que o consumo desta eleva os níveis de colesterol no sangue, aumentando o risco de desenvolver doenças cardíacas. A exclusão da carne pode diminuir até 35% o colesterol, rácio equivalente à terapia medicamentosa.
De acordo com o Ministério da Saúde, inclusive, o ideal é que cada pessoa consuma cerca de 300 e 500 g de carne por semana (o que significa um bife bem pequeno por dia). Vale destacar que isso inclui carnes vermelhas e brancas (ou seja, frango e peixe - apesar de serem menos gordurosos - entram no mesmo pacote).
Ao longo da última década, diversos estudos relacionaram o consumo de carne vermelha em excesso ao aumento dos riscos de doenças do coração, como infarto e insuficiência cardíaca, e de câncer, principalmente de intestino.
Novos estudos publicados na segunda-feira (3) podem levá-lo a reavaliar seu hábito de consumir carne. Um estudo encontrou evidências de que comer pelo menos duas porções semanais de carne vermelha, principalmente carne processada, está associado a um risco ligeiramente maior de doença cardiovascular e morte.
A gordura promove um retardo do movimento do estômago, fazendo a digestão mais devagar. Essa composição é comum a todas as carnes, mas a vermelha é a mais gordurosa de todas, por isso readaptar-se a ela é mais difícil. "É como se você jogasse gordura na pia. A água desce mais rápido e a gordura fica lá.