Criticada por médicos e nutricionistas, a dieta da proteína é a saída que muitas mulheres encontram para perder peso rápido — até sete quilos em menos de um mês. Ela consiste em cortar os carboidratos (pão, massas e arroz, por exemplo) do cardápio diário, onde só são permitidos carne vermelha, queijo, ovos e frango.
Após as devidas análises, os pesquisadores perceberam que o maior consumo de carboidratos aumentou o risco de morte por qualquer causa em 28%. Já o maior consumo de gordura, independente do tipo, se associou com um risco 23% menor de morrer por qualquer causa.
Os principais nutrientes que fornecem essas calorias são: carboidratos, proteínas e gorduras. Os carboidratos e as proteínas, após passarem por todas as etapas de digestão e absorção, fornecem quatro calorias (ou kcal, como se vê nas embalagens dos alimentos) por grama, enquanto as gorduras nove calorias.
Um grama de carboidrato tem 4 calorias; um grama de proteína tem 4 calorias e um grama de gordura tem 9 calorias.
As calorias vêm dos nutrientes presentes nos alimentos. Todos os alimentos contém quantidades variáveis dos três nutrientes: carboidratos, proteínas e gorduras. O álcool, embora não seja considerado um nutriente, também fornece calorias ao organismo. A água, vitaminas e minerais não possuem calorias.
Os carboidratos e as proteínas, quando totalmente utilizados no organismo, geram 4 kcal de energia por grama, enquanto a gordura, 9 kcal. Esses valores são necessários para manter o funcionamento do corpo ao longo do dia. Lembrando que o consumo excessivo de calorias pode levar ao ganho de peso. Por isso, fique atento.
400 calorias
Para uma dieta ser considerada Low Carb (com baixa quantidade de carboidrato) é permitido o consumo de até 130 gramas por dia do nutriente na alimentação.
Não existe um limite definido de quantidade pra ser low carb, mas dependendo do objetivo da pessoa e se comparado aos carboidratos da dieta convencional… qualquer coisa abaixo de 150 gramas pode ser considerado low carb (baixo em carboidrato).