O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) é um dispositivo criado pela Política Nacional de Humanização (PNH), e constitui-se como um espaço coletivo organizado, participativo e democrático, que se destina impulsionar e/ou incentivar o processo de mudança da cultura de atendimento à saúde, buscando um resgate da ...
O PNHAH propõe um conjunto de ações integradas que visam mudar substancialmente o padrão de assistência ao usuário nos hospitais públicos do Brasil, melhorando a qualidade e a eficácia dos serviços hoje prestados por estas instituições.
Saúde pública com base no Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar. A humanização do SUS está prevista no plano de ações do PNHAH. Entretanto, para que ela de fato aconteça, é preciso a articulação entre gestores municipais, estaduais, sociedade, conferências e conselhos de Saúde.
A humanização potencializa as novas propostas de atenção a saúde da mulher, criança e da população em geral, buscando sempre dar destaque para o respeito a diferença, a valorização das capacidades dos sujeitos envolvidos (profissionais e pacientes) bem como o aproveitamento do dialogo que permeia todas as relações.
A Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.