A economia de um país pode ser divida em três setores, de acordo com o que é produzido. Osetor primário envolve a agricultura, a pecuária e o extrativismo animal e vegetal. O secundário é o setor da indústria, da construção civil. O terciário é o mais amplo.
O Setor Terciário da economia corresponde ao comércio e aos serviços e vem registrando crescimento nas últimas décadas. O Setor Terciário é a área da economia que integra as atividades do comércio e da prestação de serviços.
O setor de serviços – como também costuma ser chamado no setor terciário –, passou a ganhar uma maior relevância na economia do Brasil a partir da década de 1970, quando se expandiu em função do crescimento da industrialização do país. ... Atualmente, o setor terciário emprega mais de 70% da população brasileira.
O setor terciário é fundamental para o aquecimento e crescimento da economia do país, relacionando-se diretamente com o índice do Produto Interno Bruto (PIB), a criação de empregos e de renda. ... O desenvolvimento econômico do setor também é influenciado pelo seu relacionamento com os setores primário e secundário.
Em economia, o setor terciário corresponde às atividades de comércio de bens e à prestação de serviços. ... De fato, o terciário é constituído por atividades complementares aos outros setores (primário e secundário da atividade econômica).
Nos paises desenvolvidos o sector terciário mostra-se como o sector que emprega mais população, ou seja, a maioria trabalha nos serviços. Nos paises em desenvolvimento, a população vive, na sua maioria, à base da agricultura e pecuária, ou seja no sector primário e por vezes no secundário.
O setor terciário, como já salientado, é o que mais gera empregos e concentra investimentos. O crescimento desse setor aconteceu inicialmente nos países desenvolvidos e atinge, atualmente, os países emergentes, tais como o Brasil, que possui mais de 60% de suas atividades concentradas nesse campo.
No setor terciário, surge o turismo, importante motor econômico dos EUA, já que o país é muito procurado, principalmente Nova York, Miami, Orlando, Washington DC, Los Angeles, São Francisco, New Orleans, Las Vegas, Chicago, Boston, além do estado do Havaí.
A população que ocupa o setor terciário sofreu um grande crescimento entre os anos de 1940 e 2006. ... O setor primário sofreu uma queda constante e brusca nesse período, fenômeno que pode ser relacionado com o aumento da urbanização das cidades, globalização da economia e o êxodo rural.
Dentre motivos que fazem com que em países desenvolvidos a maioria da população desenvolva atividades do setor terciário, pode-se citar: grande variedade de comércios e serviços; atuação com a venda direta ao consumidor final.
Os países onde os setores terciário e quaternário da indústria predominam na economia são considerados desenvolvidos. Mais recentemente, uma outra medida, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), começou a ser utilizado. ... Os países desenvolvidos geralmente são os que apresentam IDH elevado.
Países subdesenvolvidos são nações pouco industrializadas e bastante vulneráveis economicamente. ... De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), países subdesenvolvidos, também conhecidos como países menos desenvolvidos ou países menos avançados, são aqueles que apresentam baixo desenvolvimento econômico e social.
Resposta: Explicação: O mundo é dividido em países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Essa nomenclatura é estabelecida através dos indicadores sociais e das diferenças que podem ser constatadas em alguns itens, como taxa de mortalidade, expectativa de vida e taxa de analfabetismo.
Como a concentração da riqueza permanece com os mais ricos, os países em desenvolvimento não conseguem fazer com que o desenvolvimento entre eles seja mais justo, continuando a acesso dos mais ricos a maiores possibilidades, enquanto os mais pobres não crescem.
O Brasil, apesar de ser um país industrializado e capitalista, não se apresenta no centro do capitalismo mundial, pois se enquadra como uma economia dependente e periférica. ... O Brasil apresenta economia dependente, apesar disso possui um alto índice de industrialização, com economia diversificada.
São considerados países subdesenvolvidos, segundo a ONU:
Resposta. Resposta: Países desenvolvidos são aqueles que tem preços acessíveis, justiça, desenvolvidos em tecnologia, bom capital, emprego a todos, não há falta de saúde nem de ensino... ... E os países emergentes são países pobres, poucos desenvolvidos, com problemas em varias áreas como saúde e educação, fome, pobreza...
Ainda que não haja um consenso quanto à classificação dos países em desenvolvidos e subdesenvolvidos, em geral, categoriza-se as seguintes regiões do globo como reduto dos países subdesenvolvidos: Países da América Latina. Países do Continente Africano. Países do Continente Asiático – exceto Japão, Coreia do Sul e ...