As especiações podem ser entendidas como processos que levam à formação de novas espécies. Elas ocorrem em virtude das diferenças surgidas no genoma de populações diferentes de uma mesma espécie que ocasionaram o isolamento reprodutivo e, consequentemente, o aparecimento de duas espécies diferentes.
O isolamento geográfico consiste na separação de uma população por uma barreira geográfica, formando assim subpopulações. ... O conceito de espécie mais aceito é o de Ernst Mayr, que diz que espécie é um conjunto de populações em que os indivíduos são capazes de cruzar e se reproduzir, produzindo descendentes férteis.
A especiação alopátrica ocorre quando uma população é separada por uma barreira geográfica.
Resposta: isso ocorre porque cada população sofrerá mutações genéticas aleatórias que podem , uma vez que suma a barreira geográfica. impedir o cruzamento das duas populações ou se cruzarem,gerar descendentes infértil.
A reprodução sexuada é um importante mecanismo que proporciona a variabilidade genética entre os indivíduos de uma população. A mutação e a recombinação gênica são responsáveis pela variabilidade genética.
O isolamento geográfico proporciona a especiação, e consequentemente a biodiversidade, que é importante para entendermos como se dá a evolução e o surgimento dos diferentes grupos de seres vivos.
→ Como funciona a seleção natural? Segundo a seleção natural, existe uma luta constante pela sobrevivência e apenas organismos mais aptos são selecionados. Esses organismos mais aptos seriam capazes de passar suas características vantajosas aos seus descendentes.