EQST

O Que Uma Margem De Placa Passiva?

O que é uma margem de placa passiva?

Margens passivas são margens continentais que não coincidem com um limite de placas tectónicas, pelo que não apresentam grande actividade sísmica ou vulcânica. Por oposição, as margens activas são aquelas que coincidem com limites tectónicos, pelo que a actividade sísmica e vulcânica pode ser bastante expressiva.

O que são margens continentais Brainly?

Resposta. Resposta: As margens continentais, submersas, são o limite entre qualquer continente e oceano. São as regiões geológicas com maior variedade de profundidades e com uma extraordinária gama de estruturas morfológicas.

O que é subducção de placas tectônicas?

Se as duas placas envolvidas são oceânicas, uma desce abaixo da outra em um processo conhecido como subducção (Fig. 10). A litosfera oceânica da placa que está em subducção afunda na astenosfera e é por fim reciclada pelo sistema de convecção do manto.

O que é o processo de subducção?

A subducção de placas é o processo de afundamento de uma placa litosférica sob outra num limite convergente, segundo a teoria de tectónica de placas. ... A subducção também causa a fusão parcial de parte do manto terrestre gerando magma que ascende, dando lugar a vulcões.

O que vem a ser as zonas de subducção?

As zonas de subducção são áreas em que o alastramento oceânico iniciado dos rifts encontra compensação, isto é, onde as placas desaparecem. Este movimento descendente provoca a fusão parcial do manto subjacente e induz vulcanismo.

Quais são os eventos que ocorrem na zona de divergência de placas?

Nas zonas de divergência, onde há o afastamento das placas tectônicas, registra-se a abertura de verdadeiras fendas na Terra. Em geral, essas atividades costumam ocorrer em regiões oceânicas, onde a crosta terrestre é mais delgada.

O que é Rifteamento da crosta terrestre?

Rifte (em inglês: rift), em geologia, é a designação dada às zonas do globo, onde a crosta terrestre e a litosfera associada estão a sofrer uma fratura acompanhada por um afastamento em direções opostas de porções vizinhas da superfície terrestre.. ... Exemplos de riftes: O Grande Vale do Rifte, em África; O Mar Vermelho.

O que é a Orogenese?

Orogênese é um movimento tectônico que ocorre de forma horizontal, e pode ter duas configurações: convergente, quando duas placas se chocam; e divergente, quando duas placas se afastam.

O que são os movimentos Orogênicos?

Quando os movimentos internos da Terra são de curta duração (sob o ponto de vista geológico) e caracterizam-se pelo choque entre duas placas tectônicas distintas, dá-se o nome de orogênese, ou movimentos orogênicos. Este processo costuma ocorrer em formações geológicas recentes e instáveis.

O que são os movimentos Orogeneticos?

Resposta. Os movimentos orogenéticos são aqueles que ocorrem horizontalmente pelo movimento das placas tectônicas. ... Os movimentos epirogenéticos são aqueles que ocorrem verticalmente. Eles não provocam falhas.

Como se formaram os pontos elevados da Europa?

É onde localiza-se a Grande Planície da Europa. Já a região de formação mais recente corresponde ao sul do continente, onde os principais sistemas montanhosos europeus se originaram há 40 milhões de anos, em decorrência dos choques entre as placas tectônicas Africana e Eurasiana.

Que eventos são responsáveis pela formação de cadeias montanhosas?

Resposta. Os eventos responsáveis são as movimentações das placas tectônicas, a longo prazo esses movimentos causam elevação ou declínio de áreas, isso explica não só a formação de cadeias montanhosas, como a formação ilhas, mares em terra firme, dentre outros.