Para quem fez cesariana, a comprovação do diagnóstico de diástase chega a demorar 30 dias, já que é preciso esperar a cicatrização dos pontos. Nesse caso, Para começar a prática de exercícios físicos nesse caso, é aconselhável esperar de 45 a 60 dias.
A cirurgia é o último recurso para correção da diástase, mas é muito simples e consiste em costurar os músculos. Apesar da cirurgia poder ser realizada somente com este intuito, o médico também pode sugerir uma lipoaspiração ou abdominoplastia para remover a gordura em excesso, costurando o músculo para finalizar.
Exercícios para o abdômen
1A barriga costuma ficar flácida no pós-parto por conta do efeito sanfona, que aumenta e diminui o tamanho da barriga em um período curto de tempo. 2Uma boa alimentação para se livrar da barriga flácida também acaba refletindo em bons nutrientes para o seu bebê através da amamentação.
De acordo com a especialista, que trabalha com gestação, parto e acompanhamento no pós-parto há mais de 30 anos, é preciso esperar sem ansiedades o tempo necessário para o corpo se recuperar da gestação. São necessários cerca de quarenta e cinco dias para o útero voltar ao tamanho normal, pontua.
Em quanto tempo, em média, o corpo da mulher volta ao normal depois do parto? Por quê? “Durante a gravidez, a mulher sofre uma avalanche hormonal que se restabelece geralmente após seis meses, que é o tempo médio para a volta ao corpo original”, disse a dermatologista Meire Gonzaga, do Femme Laboratório da Mulher.
11. Em quanto tempo o útero volta ao normal? De modo geral, 6 semanas é tempo suficiente para que o útero volte ao tamanho e peso normais. No primeiro dia pós-parto ele já se encontra na cicatriz umbilical e após 10 dias ele está na sínfise púbica ( ao nível do osso púbico, logo acima dos pelos pubianos).
É normal a mulher ficar com as pernas e pés muito inchados depois do parto, durante cerca de 3 dias. Esse inchaço acontece principalmente nas mulheres que passam pela cesárea, porque ficam mais tempo deitadas e precisam se recuperar da anestesia, mas também pode afetar as mulheres após o parto vaginal.
No caso da cesárea, a sensação de inchaço costuma ser ainda mais frequente, já que a recuperação é um pouco mais lenta e o tempo de repouso é maior. Mas não há motivos para preocupação: depois de uma semana, o corpo começa a voltar ao normal. Massagens, drenagens linfáticas e meias elásticas podem ajudar a desinchar.
A sensação de barriga inchada é bastante incômoda. Porém, independente da causa, que pode ser gases, menstruação, prisão de ventre ou retenção de líquidos no corpo, é possível aliviar o sintoma em três ou quatro dias.