7 dicas para escrever Artigos de Opinião
Um artigo de opinião deve ter a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo, ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão, os quais devem contemplar: introdução - contextualização e sua posição diante do tema; desenvolvimento - argumentação e contra-argumentação; conclusão - resumo das ideias.
1. NÃO é característica do artigo de opinião a posição neutra do autor. ... As outras características que aparecem na questão são de um texto de opinião. Esse gênero textual necessita de linguagem culta, nele, há sempre a utilização de argumentos para embasar a opinião do autor e ele promove a reflexão sobre temas atuais.
As características do artigo de opinião são as seguintes: Título do texto, geralmente polêmico ou provocador; Exposição de uma ideia ou ponto de vista sobre determinado assunto; Apresenta-se em três partes: exposição, interpretação e opinião.
O artigo de opinião é um dos gêneros mais comuns no cotidiano das cidades. Publicado normalmente em jornais, revistas e blogs, esse tipo de texto tem como função apresentar e defender um ponto de vista sobre algum assunto relevante para a sociedade.
Artigo de opinião. O artigo de opinião é um gênero textual pertencente ao tipo argumentativo e tem como intencionalidade apresentar o ponto de vista do(a) articulista — locutor(a) do texto — acerca de algum assunto relevante socialmente. ... Nesse sentido, qualquer assunto pode ser trabalhado em um artigo de opinião.
Qual o tema abordado nesse artigo de opinião? (A) O bem da economia depende da morte dos idosos, pois a economia garantirá vida aos mais jovens. ... responsabilidade do autocuidado por parte dos idosos, já que os mais jovens devem trabalhar para manter a.
O tema do artigo de opinão é sobre a violência contra mulher, por isso seu título é "Chega de Violência!". Este é um artigo que retrata os dados da violência contra a mulher, as consequências dessa violência e proposições sobre a falta de políticas realmente efetivas quanto a denúncia dessa violência sofrida.
Resposta: Apresenta uma crítica sobre o uso excessivo do celular por jovens. Explicação: O texto 'Geração do Celular' explicita o que ocorre no mundo atual, em que cada vez mais é comum vermos a introdução de crianças no meio tecnológico.
O artigo de opinião é um texto onde o autor expõe seu posicionamento sobre um determinado tema de interesse público. É um texto dissertativo que traz argumentos sobre o assunto abordado. O escritor, além de mostrar o seu ponto de vista, deve sustentá-lo com argumentos coerentes.
2)A finalidade do texto "geração do celular" é : a) informar sobre o avanço das tecnologias.
Verificado por especialistas 6) A tese que a autora Inaê Soares defende está em : c) "As pessoas precisam aprender ter mais contato com o mundo real." > A tese é a ideia principal defendida poe um texto. Geralmente, a tese aparece logo no início, no primeiro parágrafo do texto.
03) Segundo a autora, como os usuários do celular estão se comportando atualmente em relação aos aplicativos de relacionamento? a) Eles estão passando todo o seu tempo livre nas redes sociais. ... c) Os usuários usam todos os dias o celular, mas conseguem limitar o tempo que passam nas redes sociais.
O texto que você acabou de ler é um poema.
Os tipos textuais dividem-se em: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo. Portanto, para compreender a diferença básica entre as duas classificações, é necessário entender que gênero textual é a parte concreta e tipologia textual é a parte que integra um campo mais teórico, mais formal.
Os gêneros textuais apresentam uma função social em uma determinada situação comunicativa, ou seja, a cada texto produzido, seleciono, ainda que inconscientemente, um gênero em função daquilo que desejo comunicar e em função do efeito que espero produzir em meu interlocutor.
Os elementos que ajudam na elaboração de um texto narrativo são: introdução, trama, clímax e conclusão, ou o famoso desenlace da história. Descrição: como o próprio nome diz, o gênero descritivo consiste na apresentação de traços ou características de uma pessoa, objeto, ambiente, cena, e por aí vai.
O gênero, portanto, se refere a tudo aquilo que foi definido ao longo tempo e que a nossa sociedade entende como o papel, função ou comportamento esperado de alguém com base em seu sexo biológico.