Campo harmônico é um conjunto de acordes formados a partir de uma determinada escala. Tome como exemplo a escala de dó maior: C, D, E, F, G, A, B.
Campo Harmônico é o conjunto de acordes formado a partir das notas de uma determinada escala. Esses acordes são extraídos de uma das quatro escalas estruturais: a maior, a menor, a menor harmônica e a menor melódica. Ao estabelecermos um Campo Harmônico, estamos definindo também uma tonalidade.
CONCLUSÃO
As notas de um acorde estão sempre dentro de uma escala.
Como Montar o Campo Harmônico Menor? Para montarmos o campo harmônico menor, basta pegarmos as notas da Escala Menor, que servirá como base, e gerar os acordes em cada grau a partir dela.
O tom é a nota que dá a sensação de repouso numa melodia ou harmonia. A tonalidade de uma música caracteriza a hierarquia de uma nota, que é a nota principal, o centro da música onde todas as outras vão girar em torno dela.
Divida a estrutura de sua música para encontrar o ritmo! Não se preocupe porque o ritmo vai mexer com o seu corpo imediatamente. É ele que vai te dar vontade de dançar, de mexer. É como se fosse uma música interior que vem te faz balançar.
O tom é um intervalo contendo 3 notas. Por exemplo: se você partir de dó e quiser chegar até ré, entre essas notas você tem dó#. Então, dó – dó# – ré: 3 notas = tom. Podemos associar também que tom é a soma de dois semitons....Veja mais alguns exemplos de distância de tom:
Só com estas 3 "famílias" já temos 21 acordes que se encaixam perfeitamente no Tom da escala original, que é C (dó maior).
Quando falamos de guitarra e violão, a afinação mais comum das cordas é E – A – D – G – B – E. Esse padrão surgiu no século XVIII, quando os primeiros instrumentos de 6 cordas foram inventados.
Como encontrar o seu tom de voz A melhor opção é realizar o teste ao lado de um profissional de música, pois ele poderá conferir se você está entoando as notas musicas corretamente, além de fazer uma avaliação mais precisa. O timbre vocal depende das dimensões e da forma das cavidades de ressonância.
Pra subir um tom você precisa conhecer os intervalos (que é medido em números de tons). Vamos ver este assunto de uma forma diferente. Imagine uma régua dividida em centímetros. Cada centímetro correponderá a um intervalo de 1 tom.
aumentando o tom e usando as mesmas casas de notas abertas (como dó por exemplo) e reproduzindo alguma nota sustenido ou bemol ? Aumente uma tecla pra cada meio tom em todos os acordes (contando as pretas).
DICAS. Comece transpondo melodias simples, depois solfeje ou toque para conferir se a melodia está correta. Em performasse ao vivo faça a mesma coisa… Primeiro mentalize a armadura da tonalidade desejada e depois transponha numericamente cada uma das notas.
ERA UMA VEZ – UM TOM ACIMA Basta então montar o campo harmônico de sol e pegar os acordes que representem os mesmo graus musicais. No refrão da música, foram utilizados os acordes de número 4, 5 e 6. No campo harmônico de Sol, para tocar o refrão, pegue o 4º, 5 e 6º acorde e pronto!
Existem duas maneiras de afinar seu ukulele: por ouvido ou usando um afinador cromático. Recomendamos que um iniciante utilize um afinador. Embora algumas pessoas tenham uma sensibilidade extraordinária para ouvir tons, um afinador sempre lhe dará o ajuste mais preciso.
Clique duas vezes em sua faixa vocal para lançar sua janela Channel Settings . clique com o botão direito do mouse sobre o " pitch " ; botão na janela Configurações Channel. Selecione a opção "Colar Valor " no menu de contexto que aparece, para combinar com seu o tom de sua voz ao passo mestre do seu projeto.
É o tom em que está a música. ... Se estiver em D, todos acordes estarão dentro do campo harmônico desse tom, no caso de D os acordes são (D, Em, F#m, G, A, Bm, C#m(b5) ), e a melodia da música que é as notas em que o cantor está cantando também estão dentro da escala de D.
Se a melodia continuamente indicar o ré como finalização de frase, será ré maior. Se a melodia continuamente indicar si como finalização de frase, e ainda alimentada por acidentes ocorrentes, como o VII grau alterado de forma ascendente, lá sustenido, compondo sensível, a tonalidade será si menor.
Entre estas, temos algumas especificamente para produção musical pelo FL Studio: primeiro desligue a conexão com a Internet e desative todos aqueles aplicativos em segundo plano do seu computador. Lembre-se também de sempre deletar plug-ins que você não usa mais, já que eles consomem a memória RAM desnecessariamente.
Para fazer a transposição de tonalidade, aumentar um tom em uma cifra, por exemplo, é necessário acrescentar o intervalo de um tom em todos os acordes da cifra. Vamos ver um exemplo que vai ficar mais claro.
Quando o EIXO se apresenta MAIOR que 90º, SUBTRAÍMOS 90º. Quando o EIXO se apresentar MENOR que 90º, SOMAMOS 90º. SINAIS IGUAIS: REPETE O SINAL, SOMA OS DOIS VALORES PARA O NOVO ESFÉRICO, INVERTE O SINAL DO CILÍNDRICO, REPETE O SEU VALOR E MUDA O EIXO EM 90º.
Se sua referência for a clave de fá, vc terá que subir uma 5ª (cinco notas: mi-fá-sol-lá-si, ou seja, o ex-dó da clave de sol, que virou mi na clave de fá, passa a ser um si na clave de dó) ou descer uma 4ª (quatro notas: mi-ré-dó-si)...
No piano, a clave de sol tem início no dó central, também chamado de dó da fechadura (pois fica logo acima da fechadura do piano) ou de C4 (por estar na quarta oitava, ou seja, quarta sequência de dó a dó).