Além disso, T12 é único em que representa uma transição da vértebra torácica para a lombar. É torácica por conter facetas costais e facetas articulares superiores que permitem rotação, flexão e rotação. É lombar, pois possui processos articulares que não permitem rotação, apenas flexão e extensão.
A coluna é um complexo que apresenta seis graus de liberdade, realizando os movimentos de: Flexão, extensão, inclinação lateral direita, inclinação lateral esquerda, rotação direita, rotação esquerda.
Vértebras Torácicas: As vértebras torácicas se articulam com as costelas, sendo que as superfícies articulares dessas vértebras são chamadas fóveas e hemi-fóveas. As fóveas podem estar localizadas no corpo vertebral, pedículo ou nos processos transversos.
A T9 é relacionada à glândula supra-renal e ao fígado. As vértebras T10 a T12 organizam as posturas em relação aos fatos e às determinações externas e dirigem a atuação nos momentos de busca de definição. A T12 está relacionada ao intestino delgado e ao sistema linfático.
Remédios para dor nas costas