O motor de combustão interna, também conhecido como motor a explosão, é uma máquina térmica que tem como função converter energia proveniente da queima de combustíveis em energia mecânica. Os tipos de motor de combustão interna mais utilizados são o motor a gasolina e o motor a diesel.
O motor que normalmente equipa os automóveis movidos a gasolina é o motor de combustão interna, também chamado de motor de explosão interna ou motor a explosão de quatro tempos. ... Uma mistura de ar e vapor de gasolina entra pela válvula para ser “aspirada” para dentro da câmara de combustão, que está a baixa pressão.
O motor de combustão ou de explosão funciona em quatro tempos: entrada da mistura combustível-ar, compressão dessa mistura, explosão e escape dos gases formados. ... Se o combustível explodir prematuramente durante a compressão, diminuirá a potência do motor e produzirá um ruído conhecido como batida de pino (knocking).
Os carros utilizam, em maior parte, o motor cíclico de 4t. No tempo de admissão, o pistão desce e absorve uma mistura de ar e combustível, através da válvula de admissão.
Os pistões são cilindros móveis que têm seu movimento feito para cima e para baixo no bloco do motor. ... O movimento dos pistões é impulsionado por conta da expansão dos gases queimados através da combustão. Sua força é levada até a “árvore das manivelas” (conhecida como virabrequim) por meio da biela.
Os motores dois tempos rotacionam em apenas duas rotações do pistão e que executam a admissão, a explosão e a exaustão enquanto os de 4 tempos precisa rotacionar 4 vezes para executar a mesma operação, razão pela qual os RPM`s das motos de motor 2 tempos são sempre mais altos do que aquelas com motorização de 4 tempos.
Os principais componentes de um motor de combustão interna se dividem em dois grupos, os componentes fixos compostos pelos seguintes elementos: bloco do motor, cabeçote e o cárter; e componentes móveis: pistão ou êmbolo, camisas, biela, árvore de manivelas ou virabrequim, válvulas de admissão, válvulas de escape e ...
Conheça as 10 mais importantes peças de motor automotivo
Nicolaus Otto
Inventou o motor de arquitetura V8, a injeção direta e a refrigeração por radiadores. Apesar disso, morreu pobre aos 58 anos de idade. Conheçam o génio de Léon Levavasseur.
Ele tornou-se mais conhecido como inventor, particularmente pelo seu trabalho com máquinas a vapor. Inventou (1679) um fogão de pressão e o primeiro motor de pistão e que foi utilizado pelo próprio para bombear água para um tanque no telhado do palácio prover água para as fontes.
Franz San Galli
de 1886
É nele onde é feita a troca de calor entre o ar e outra substância, geralmente líquida. Dessa forma, a principal função do radiador de um carro é dissipar a maior parte do excesso de calor gerado pelo motor durante a queima de combustível. Mas como todo esse processo acontece?
O radiador recebe a pressão do ar frontal quando a moto está em movimento. ... Em alguns modelos com motores refrigerados a ar, como na CB 250 Twister, um pequeno radiador de óleo serve para resfriar o lubrificante, como o radiador de água faz nas motos Honda equipadas com motores de arrefecimento líquido.