Cimento R$ 22,90 Cimento supremo 50 kg para retirar (loja) R$ 22,90 (dinheiro) Precisando de material para sua obra temos a solução!!!
Traço de concreto para pilares, vigas pré-moldados e lajes: 1 saco de cimento 50 kg; 4 latas de 18 litros de areia; 5 latas e ½ de 18 litros de brita; 1 lata e ¼ de 18 litros de água.
Por exemplo, para fazer uma fundação, o traço de concreto é de 5 latas de 18L de areia, 6 latas da mesma medida e meia de pedra e 1 lata e meia de água para cada saco de cimento.
Considerando que cada traço cobre 0,15m³, precisamos de 2 traços para a produção do nosso reboco (2 sacos de cimento com 120ml de aditivo, 4 sacos de cal fina e 12 latas de 18l de areia).
A medida certa para o preparo da massa de assentar tijolos ou blocos é : 3 coleres de areia média e 1 colher de cimento.
A areia lavada, ou areia natural, é a mais utilizada nas obras. Ela é extraída dos leitos dos rios através de dragas de sucção. As dragas bombeiam a água contendo areia para lagoas de decantação, onde o material sólido é separado da água devido a diferença de densidade.
Areia Saibrosa É uma areia mais grossa, que não se utiliza em acabamentos. Possui diâmetro maior e é facilmente encontrada em lojas de material de construção.
A areia lavada, de rio, é a mais indicada. Já a de praia não deve ser usada, por apresentar uma salinidade muito alta.
Para preparar o solo são necessários apenas: areia, terra e composto orgânico. Cada um tem desses itens tem um papel fundamental no sucesso da sua planta. A areia, por exemplo, vai ajudar na drenagem da água da planta, sendo também importante para o desenvolvimento das raízes.
Ferver a areia lavada por 30 minutos para eliminar bactérias e microrganismos nocivos. Grãos de terra ou poeira que não se desmancharam nas primeiras lavagens, costumam desfazer-se durante a fervura. Por isso a água fica turva novamente. Lavar até a água ficar cristalina.
A melhor terra é aquela bem pretinha. No caso dos vasos, além do furo e escoamento, é importante que haja uma camada de pedras ou argila expandida na base, além de outra de manta geotêxtil (que drena, filtra e protege o solo), para separar o substrato das pedras. Isso evita que a terra molhada escorra pelos furinhos.
Preparar o solo O solo ideal deve ter uma boa camada de matéria orgânica, ou seja, dever ser rico em húmus (uma substância escura composta por folhas secas, plantas e animais mortos), seguido de terra solta e argilosa, que permite uma boa drenagem e oxigenação.
De modo geral, há duas possiblidades para transformar o solo e deixá-lo fértil: artificialmente ou organicamente. De forma orgânica, é possível fazer o processo através de ingredientes caseiros, como casca de ovos triturada, borra de café sem açúcar, casca de banana e outras derivações de alimentos limpos.
Cascas de vegetais Cascas de abóbora, cenoura e batata, por exemplo, são ricas em vitaminas E e, se misturadas à terra, vão ajudar no crescimento saudável das plantas.