A areia natural lavada é a mais adequada para fazer esse tipo de concreto por possuir uma textura mais lisa e uniforme melhorando a fluidez da mistura na água. Outro fator importante são os aditivos utilizados. Para a sua produção, deve-se usar aditivos superplastificantes e modificadores de viscosidade.
O objetivo deste artigo é estudar as características do concreto auto-adensável (CAA) e compará-las ao do concreto convencional (CCV). ... Os corpos de prova do concreto auto-adensável, possuíam maior resistência à compressão e melhor trabalhabilidade comparados aos do concreto convencional.
Concreto bombeável Basicamente, uma variação do concreto convencional. Por ter mais fluidez, é possível realizar sua colocação via bombeadoras. A tubulação pode variar de 3 a 5,5 polegadas de diâmetro, indo do caminhão betoneira ao local da aplicação final.
O Concreto Compactado a Rolo (CCR), também conhecido como concreto rolado, é a camada do pavimento construída por concreto simples (com baixo consumo de cimento) e consistência seca, onde a compactação é realizada com rolos compactadores ou equipamentos similares.
O Concreto Compactado a Rolo (CCR), também conhecido como concreto rolado, é a camada do pavimento construída por concreto simples (com baixo consumo de cimento) e consistência seca, onde a compactação é realizada com rolos compactadores ou equipamentos similares.
O concreto de alto desempenho (CAD) caracteriza-se por possuir propriedades de resistência e durabilidade superiores às dos concretos comuns. São concretos com resistência superior a 50MPa, podendo chegar a 100MPa. ... Para chegar ao patamar de um concreto de alto desempenho, são utilizados aditivos e adições.
De acordo com o item 3.
Sendo assim, entende-se como conceito do concreto protendido quando o aço dos varões é pré-tracionado por fôrma, criando uma força que irá colocar compressão no concreto. Essa compressão irá compensar posteriormente uma parte da tração que o betão está sujeito quando carregado.
A principal característica do concreto protendido para com o concreto armado seria sua armadura ativa (cordoalha), que sofre uma pré-tensão para ser alongada antes da aderência do concreto com o aço, ou seja, a cordoalha começa a agir desde o início da protensão.
Sua estrutura, que é praticamente o próprio edifício, é constituída de dois pórticos isostáticos com 2 pilares e 2 vigas cada um deles e lajes suportadas por esses pórticos. Os pilares com trechos maciços e vazados, têm seção transversal com medidas externas de 4,0 x 2,5 m e se apóiam em fundação direta em sapatas.
O artifício da protensão, aplicado ao concreto, consiste em introduzir na viga esforços prévios que reduzam ou anulem as tensões de tração no concreto sob ação das solicitações em serviço. Nessas condições minimiza-se a importância da fissuração como condição determinante de dimensionamento da viga.