1º passo: isole o radical no primeiro membro da equação. 2º passo: eleve ambos os membros da equação ao número que corresponde ao índice do radical. Por se tratar de uma raiz quadrada, deve-se elevar os dois membros ao quadrado e, com isso, elimina-se a raiz. 3º passo: encontre o valor de x resolvendo a equação.
Simplificando, obtemos:
Um sistema de equações do 1° e do 2° grau pode ser resolvido através dos métodos da substituição ou da adição, podendo gerar até quatro soluções diferentes.
Na Matemática, a equação é uma igualdade que envolve uma ou mais incógnitas. Quem determina o “grau” dessa equação é o expoente dessa incógnita, ou seja, se o expoente for 1, temos a equação do 1º grau. Se o expoente for 2, a equação será do 2º grau; se o expoente for 3, a equação será de 3º grau.
Substitua o termo de volta na equação para encontrar o valor do primeiro termo.
No caso das frações, devemos reduzir os denominadores ao mesmo valor, aplicando o cálculo do mínimo múltiplo comum (mmc). Depois de calculado, devemos dividir o novo denominador pelo anterior e multiplicar o resultado pelo numerador correspondente. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Quatro passos para resolver equações do primeiro grau
deve ser feito igualmente no segundo membro. Se somarmos, por exemplo, 2 aos termos do primeiro membro, deveremos também somar 2 nos termos do segundo membro, para “equilibrar” a equação. Esse procedimento, além de não alterar o valor da incógnita, consiste em uma técnica para resolver a equação.
Para resolver uma equação do primeiro grau devemos isolar a incógnita de um lado da igualdade e os valores constantes do outro. Lembre-se que ao mudar um termo da equação para o outro lado do sinal de igual devemos inverter a operação. Por exemplo, o que estava somando passa a subtrair e vice-versa.
Equação do 1º grau com Duas Incógnitas
Quando resolvemos uma equação com uma incógnita, nosso objetivo é descobrir o valor numérico da incógnita que torna a sentença matemática verdadeira. Por exemplo, na equação 7x + 3 = 17, o valor da incógnita x é 2, pois 7 · 2 + 3 = 14 + 3 =17. Dizemos que 2 é a raiz da equação.
Incógnita é o substantivo feminino que indica algo desconhecido ou ignoto e que se pretende conhecer. ... Por exemplo, uma pessoa incógnita é alguém desconhecido, que não revela a sua identidade ou localização.
Em matemática, uma incógnita é uma variável cujo valor deve ser determinado de forma a resolver uma equação ou inequação. Normalmente, é representada pelas letras x, y e z, e as constantes pelas primeiras letras do alfabeto (a, b, c, etc). Ex: 3x + 4= 19; x - y= 6.
Chamamos de raiz o valor da incógnita que torna a equação verdadeira. Uma igualdade que contem pelo menos uma letra que representa um número desconhecido é chamada de equação.
Esta é a grande diferença entre as incógnitas e as variáveis, pois as incógnitas possuem um valor determinável e, dependendo da equação, ele é único; enquanto que em se tratando da variável, podemos determinar diversos valores para a letra que representa a variável e assim, o valor da expressão numérica estará também ...
Em matemática elementar, uma variável é um símbolo (geralmente uma única letra) que representa um número arbitrário, não totalmente especificado ou desconhecido. Na definição de Serrasqueiro, "Diz-se que uma quantidade x é variável quando passa por diferentes estados de grandeza."
Inequação é uma expressão matemática que possui a propriedade de expressar desigualdades, diferente da equação que expressa igualdade.
Enquanto uma equação expressa uma igualdade, a inequação expressa uma desigualdade....Na inequação utilizaremos os símbolos: