Os protozoários parasitas precisam parasitar outros seres vivos, já os de vida livre podem viver no ambiente. Nem todo o protozoário é um parasita, e nem todo o parasita é um protozoário. ... Alguns deles são parasitas perigosos, que não conseguem sobreviver ao meio ambiente, mas sobrevive dentro de outros seres vivos.
Os protozoários são seres unicelulares, procariontes e heterótrofos. Os fungos são seres pluricelulares, eucariontes e heterótrofos. Já os vegetais são seres multicelulares, eucariontes e autótrofos. Por último, os animais, são seres pluricelulares, eucariontes e heterótrofos.
O parasita é um ser vivo que retira os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento de outro ser vivo, estabelecendo, assim, uma relação ecológica interespecífica. ... O organismo que retira o alimento é o parasita, enquanto o que está sendo parasitado é o hospedeiro.
Normalmente, os vermes causam flatulência, diarreia e dor abdominal, os mesmos desconfortos que incomodam quem tem intolerância à lactose. Mas eles ainda podem causar perda de apetite e de peso, tosse, insônia, anemia, excesso de sono, problemas de memória e respiratórios, cansaço e até depressão.