A curva de retenção é uma curva que relaciona o teor ou o conteúdo de água no solo com a força (tensão) com que ela está retida pelo mesmo. A avaliação da curva de retenção permite uma estimativa da disponibilidade de água no solo para as plantas, na profundidade de solo considerada.
Uma das maneiras para se determinar a curva de retenção de água no solo é utilizando-se a câmara de pressão de Richards (Fig.
Conceito de potencial de água no solo (ψ) – energia com a qual o solo retém água no seu interior ou a energia necessária para: deslocar um volume infinitesimal de água de um ponto para outro da fase sólida.
O fator de disponibilidade de água no solo (f) indica a quantidade de água que estará realmente disponível para a planta, no intervalo entre a capacidade de campo e o ponto de murcha permanente.
O armazenamento de água no solo depende da sua textura, da distribuição e tamanho médio dos poros, e da estrutura do solo, uma vez que, solos compactados possuem menor capacidade de armazenamento.
A água constitui aproximadamente 90% do peso da planta, atuando em, praticamente, todos os processos fisiológicos e bioquímicos. Desempenha a função de solvente, através do qual gases, minerais e outros solutos entram nas células e movem-se através da planta.
A capacidade de campo é atingida quando a matriz do solo (potencial matricial), após saturação e drenagem gravitacinal, retém a quantidade máxima de água em seus capilares. ... Solos arenosos e com pouco húmus apresentam menor capacidade de armazenar água do que solos argilosos ou barrentos, ricos em húmus.
Capacidade de campo (CC) define-se como o limite superior de retenção hídrica no solo, sendo a máxima quantidade de água que o mesmo pode reter sem causar danos ao sistema (MANTOVANI et al., 2009).
O PMP é o teor de umidade no qual a planta não consegue mais retirar água do solo. Já a CC é a capacidade máxima do solo em reter água, acima da qual ocorrem perdas por percolação de água no perfil ou por escorrimento superficial.
A água disponível no solo para as culturas é considerada como o intervalo entre os valores de umidade na capacidade de campo (CC) e ponto de murcha permanente (PMP). Em laboratório a umidade na CC pode ser determinada utilizando-se funis de Büchner, a mesa de tensão e o sistema de câmara de pressão de Richards.
O Ponto de Murcha Permanente (PMP) é definido funcionalmente, como o ponto (teor de umidade do solo) no qual as plantas murcham e não mais recuperam a turgidez, mesmo que sejam colocadas em câmara escura e úmida (TAIZ e ZEIGER, citados por NORTON e SILVERTOOTH, 1998; BEZERRA et al., 1999; CASTILLA PRADO e MONTALVO ...
“Tensiômetro” significa literalmente “medição de tensão”. Para absorver a água do solo, a planta precisa superar a tensão de sucção do solo.
O tensiômetro é perfeito para medir o parâmetro exato da umidade existente em um solo que está sendo cultivado. O sistema prevê a curva de retenção do ambiente, fazendo isso em tempo real.
O funcionamento do tensiômetro é simples. Após estar com- pletamente cheio de água e em solo saturado, nenhuma água passará pela cápsula e não haverá vácuo. À medida que o solo seca, a água sai do tensiômetro através da cápsula porosa, crian- do um vácuo no interior do tubo equivalente à tensão da água no solo.
A leitura do tensiômetro indica somente se a água do solo está retida com alta ou baixa energia (em solos secos a energia de retenção é alta e a água é pouco disponível para as plantas, em solos úmidos ocorre o inverso).
Como fazer:
Há, basicamente, dois tipos de aparelhos com os quais você pode fazer isso: o esfigmomanômetro mecânico ou o esfigmomanômetro digital. Com o mecânico, você precisará da ajuda de outra pessoa para medir a pressão e se houver alguém em casa para isso, é a melhor opção.
O cálculo do teor de umidade é efetuado dividindo-se a massa da água contida na amostra de solo pela massa seca das partículas sólidas do solo, sendo expresso em porcentagem.
AFDC – água facilmente disponível (mm); ADC – água disponível para a cultura (mm); FAD – fração de água disponível no solo (adimensional). ... Por exemplo: de acordo Page 4 4 Balanço hídrico em videiras solo, para que não haja déficit hídrico, será de 31 mm (72 mm .
Quando S=100% dizemos que o solo está saturado porque todos os seu poros estão preenchidos com água. Se S=0% significa que o solo está totalmente seco.
Os vazios estão normalmente preenchidos por água e ou ar. Um solo que apresenta seus vazios totalmente preenchidos por água é chamado de solo saturado.
A saturação por bases é um excelente indicativo das condições gerais de fertilidade do solo, sendo utilizada até como complemento na nomenclatura dos solos. Os solos podem ser divididos de acordo com a saturação por bases: solos eutróficos (férteis) = V%≥50%; solos distróficos (pouco férteis) = V%