Jogos populares são aqueles conhecidos também como jogos de rua em que seus elementos podem ser alterados,decididos pelos propios jogadores com flexibilidade nas regras, e sem exigir recursos mais sofisticados pois sua origem estar na cultura popular.
Para Lavega (2000), o jogo popular pertence ao povo, às pessoas do lugar, cujas características, crenças e estilos de vida estão incorporados em seu cotidiano. Já o jogo tradicional se caracteriza pelo processo de transmissão entre gerações e grupos de pessoas e tem continuidade durante determinado tempo histórico.
Os jogos também podem ser classificados de acordo com a faixa etária: (GUERRA, 1988). a) Adulta: são jogos para maiores de dezoito anos. b) Infantil: são para crianças com até sete anos. c) Infanto juvenil: são para crianças de oito a doze anos.
Os jogos são classificados da seguinte forma: Grandes jogos: são os jogos que têm grande número de participantes e que é muito difícil de controlar. Pequenos jogos: são aqueles que os participantes precisam demonstrar velocidade, destreza e força.
Quanto ao grau de disciplina os jogos são classificados: Numa abordagem mais primitiva, espontânea ou orgânica (Paidia), deusa do divertimento e do prazer ou; Numa mais regrada, estandardizada e burocrática (Ludus) deus do jogo e da ordem.
Pequenos – regras fáceis e em menor quantidade, menor nº de participantes e locais restritos; Médios – com regras pré – estabelecidas, em locais maiores como quadras ou piscina; Grandes – com regras pré – estabelecidas e complexas, em maior quantidade e em locais grandes e abertos, com maior nº de participantes.
Jogos que envolvem interpretação e a expressão de conteúdos dramáticos (sentimentos, histórias, imagens, etc.), de preferência sem o uso da palavra, utilizando especialmente a expressão corporal e a gestualidade. São jogos que se aproximam da atuação do palhaço circense, do mímico e das pantomimas.