Os swabs a serem usados devem ser de Rayon e estéreis. Não deverão ser usados swabs de algodão, com haste de madeira ou com alginato de cálcio. Examinar a fossa nasal do paciente com o intuito de verificar a presença de secreções e a posição do corneto inferior e médio.
Como é feito o exame
Coleta de Urina para Cultura (Urocultura)
Preparo do Paciente: A coleta deve ser feita pela manhã, sem que tenha feito a higiene íntima e deve estar pelo menos 2 horas sem urinar; não manter relações sexuais nas 48 hs que antecederem a coleta do material; Caso esteja no período menstrual não é possível realizar o exame (aguardar no mínimo 3 dias após o término ...
Como é feita O exame de bacterioscopia é feito em laboratório e o material coletado do paciente é analisado no microscópio para que seja investigada a ausência ou presença de bactérias, além de suas características. A preparação para fazer o exame depende do material que será coletado e analisado.
A bacterioscopia é uma técnica de diagnóstico que permite identificar rapidamente e de forma simples a ocorrência de infecções, pois por meio de técnicas de coloração específicas, é possível visualizar as estruturas bacterianas no microscópio.
O exame a fresco é um método simples que pode ser realizado por qualquer profissional de saúde capacitado e que pode fazer o diagnóstico etiológico das vaginites mais comuns e vaginose, permitindo o tratamento mais adequado e iniciado o mais breve possível.
Como é feito o antibiograma Para realizar o antibiograma, o médico irá solicitar a coleta do material biológico como sangue, urina, saliva, catarro, fezes ou células do órgão contaminado por microrganismos.
Através deste exame se poderá observar a quais antibióticos a bactéria encontrada no material analisado é sensível ou resistente, ou seja: o antibiograma permitirá a identificação do antibiótico mais adequado para o tratamento da infecção apresentada pelo paciente.
Como é feita No laboratório, a amostra é colocada em um meio de cultura que favorece o crescimento dos microrganismos normalmente presentes na urina. Após 24h a 48h, é possível verificar o crescimento de microrganismos e, assim, é possível realizar os testes de identificação microbiana.
O antibiograma é também conhecido por Teste de Sensibilidade a Antimicrobianos (TSA). Ele é um exame que identifica a sensibilidade da bactéria aos antibióticos, possibilitando que o médico indique qual o antibiótico mais aconselhado para agir sobre a infecção do paciente.
O método especifica a suscetibilidade antimicrobiana e determina a concentração inibitória mínima para uma ampla variedade de antibióticos. Identifica bactérias Gram-negativas fermentadoras e não fermentadoras, cocos Gram-positivos, anaeróbios, leveduras e organismos fastidiosos como Haemophilus spp. e Neisseria spp.
A urocultura, também chamada de urinocultura ou cultura de urina, é o exame de urina que identifica a presença de bactérias. Como os rins e a bexiga são locais estéreis, ou seja, sem micróbios presentes, a identificação de uma bactéria na urina costuma ser um forte indicador de uma infecção urinária.
A urocultura, também chamada de cultura de urina ou urinocultura, é um exame laboratorial realizado com a urina, que complementa o diagnóstico de infecção urinária causada por bactérias, detectando qual a bactéria envolvida e o número de colônias existentes.
Se a coleta de urina for realizada em casa até quanto tempo posso levá-la ao laboratório? Até no máximo 2 horas após a coleta, para que microorganismos contaminantes não influenciem no resultado do exame.
Como a cistite é muito comum em mulheres e o resultado da urocultura pode levar até 3 dias para ficar disponível, se a paciente tiver um quadro clínico muito sugestivo de infecção urinária, o médico está autorizado a tentar um curso de antibióticos sem solicitar exames de urina.
Urocultura ou cultura de urina Embora o exame de urina tipo 1 possa identificar a presença de infecções, somente esse tipo de teste consegue apontar com exatidão qual tipo de bactéria está provocando o problema, informação importante para que o médico possa prescrever o tratamento mais adequado.
São três tipos de exames que podem ser realizados através da urina não só na gravidez como em geral, sendo o de tipo 1, o de urocultura e o de 24 horas. Não sendo necessário nenhum tipo de preparo anteriormente como o jejum.
Existe um exame de urina que detecta gravidez através da quantidade do hormônio hCG na urina. Este exame é confiável, contudo quando o teste é feito muito cedo ou de forma incorreta o resultado pode dar errado.
Um deles é feito com urina e água sanitária. Basta colocar num recipiente a mesma quantidade dos dois líquidos, esperar alguns minutos e pronto. Se a solução espumar ou mudar de cor, adquirindo uma tonalidade avermelhada ou alaranjada, significa que a mulher está grávida.
"A gestante pode perder glicose na urina sem o correspondente aumento da glicose no sangue, isso é algo que pode acontecer pelo simples fato da mulher estar grávida. Mas quando tem aumento da glicose no sangue e ela sai na urina indica diabetes", alerta Natasha.
O melhor teste para a confirmação da gravidez é o exame de sangue, já que por meio desse exame é possível detectar pequenas quantidades do hormônio HCG, que é produzido durante a gestação. O resultado do exame de sangue indica que a mulher está grávida quando os valores do hormônio beta-HCG são maiores que 5,0 mlU/ml.
A presença de leucócitos na urina, um pH alterado, a descrição de células epiteliais, a existência de muco ou qualquer outro achado no EAS devem ser sempre correlacionados com a história clínica, os sintomas e o exame físico do paciente.