O professor do futuro: 10 competências desse profissional
É o conjunto de conhecimentos (saberes), habilidades (saber fazer) e atitudes (saber ser). ... A construção de competências depende de conhecimentos significados. A competência implicaria, portanto, numa mudança do papel da escola e, conseqüentemente, num novo ofício de professor, cujo objetivo é fazer aprender.
Os objetivos e as habilidades da BNCC são as aptidões desenvolvidas ao longo de cada etapa de ensino e que contribuem para o desenvolvimento das competências gerais e específicas da Base.
Habilidades são características de um indivíduo hábil. Ou, em outras palavras, são aptidões. Quando alguém é capaz de realizar uma tarefa bem feita, dizemos que essa pessoa é habilidosa. Esse adjetivo, por sua vez, remete a outras qualidades, como inteligência, agilidade e destreza.
10 habilidades imprescindíveis para qualquer profissional
7 tipos de competências essenciais a qualquer profissional
A competência indica aptidão, conhecimento ou capacidade em alguma área específica. A palavra “competência” está associada à qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver determinado assunto ou realizar determinada tarefa. ... A competência profissional remete à ideia de capacidade, soma de conhecimentos ou habilidades.
Ao descrever as competências, faça a seguinte pergunta a si mesmo: o que colaborador precisa para desempenhar a(s) tarefa(s)?...Então, as competências que esse profissional precisa ter são:
Saber executar habilidades de acordo com suas capacidades, interesses e necessidades, conhecer e apreciar manifestações culturais e explorá-las com criatividade e estabelecer relações positivas consigo e com o ambiente − aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
Competências sociais (dar e pedir ajuda, expressar opiniões, expressar sentimentos, expressar acordo e desacordo, defender ideias, defender direitos, resistir à pressão de pares, ver o ponto de vista do outro – empatia, negociar, lidar com o fracasso, lidar com o stress).
Competência social designa, em psicologia, a habilidade da pessoa no contato social.
COMPETÊNCIA SOCIAL – Avaliação que se remete aos efeitos do desempenho social nas situações vividas pelos indivíduos. OBS: As habilidades sociais são aprendidas e a competência social qualifica, portanto a profiência de um desempenho.
Competências socioemocionais: você sabe quais são as dez habilidades mais usadas? Segundo Cristina, são empatia, felicidade, autoestima, ética, paciência, autoconhecimento, confiança, responsabilidade, autonomia e criatividade.