Em quatro anos de saldos negativos consecutivos, o Brasil já perdeu 316.
Foram abertas 2,9 milhões de empresas no acumulado do ano até novembro, segundo o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. Em novembro de 2019, houve um aumento de novas empresas de 25,5%, em relação ao mesmo mês de 2018. Foram registradas 257.
Quando comparado com o primeiro quadrimestre de 2019, houve queda de 1,1%. Nos primeiro primeiros quatro meses desse ano foram fechadas 351.
Em quatro anos, o Brasil já perdeu 316.
A indústria de São Paulo fechou 2,325 unidades industriais nos cinco primeiros meses de 2019. O número de fábricas fechadas na cidade é o maior em uma década. Os dados foram publicados pelo jornal “Estado de S. Paulo”.
80% das micro e pequenas empresas desaparecem antes de completarem 01 ano. E mais… Segundo estatísticas do IBGE (2013, 2014), em torno de 60% das empresas fecham com menos de 5 anos. Período no qual deveriam estar ganhando sustentabilidade e escalabilidade.
A má gestão financeira, mais precisamente a ausência do fluxo de caixa, é um dos principais motivos do fechamento de micro e pequenas empresas. De acordo com a pesquisa do SEBRAE, 50% das micro e pequenas empresas fecham por inadimplência, falta de capital e falta de lucro.
Alemanha
De acordo com o estudo Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo, divulgado nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil, mais uma vez, está fechando mais empresas do que abrindo.
No Brasil surgem milhares de novas empresas a cada ano. Entretanto, segundo o IBGE, 21 % delas fecham após o primeiro ano e 60% encerram suas atividades com menos de cinco anos de vida.
O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) liberou um relatório preocupante sobre o percentual de sobrevivência de empresas no Brasil. De cada 4 empresas abertas, 1 fecha antes de completar 2 anos de existência no mercado.
Só 25% das empresas sobrevivem por mais de 10 anos no Brasil, mostra IBGE. Apenas 25,3% das 612.
Um dos principais fatores que levam uma empresa quebrar é a falta de dinheiro. Não tem como uma empresa sobreviver se não tiver dinheiro. Essa falta de dinheiro pode acontecer por diversos fatores, mas a principal é a ausência de gestão financeira. E não falamos só de controlar as contas a pagar e a receber.
De acordo com o estudo, grande parte das organizações não consegue superar os primeiros anos de vida por motivos relacionados a três aspectos da gestão: planejamento prévio, gestão empresarial e comportamento do empreendedor.
Ou seja, os motivos que levam um empreendedor a fechar a empresa antes de completar dois anos de existência podem variar desde problemas anteriores à abertura do negócio até falhas durante a gestão. Com toda a complexidade do empreendedorismo, pode ser difícil coordenar as atividades operacionais e estratégicas.
Destacamos abaixo cinco das principais causas de fechamento de uma empresa.
A principal razão pela qual as empresas quebram é a falta de financiamento ou capital de giro. ... Essa desconexão leva a déficits de financiamento que podem colocar rapidamente uma pequena empresa fora de operação. Um segundo motivo são os proprietários de empresas que erram o alvo em produtos e serviços de preços.
No entanto, um em cada quatro negócios novos não sobrevivem aos primeiros dois anos de atividade. ... Segundo especialistas, a falta de planejamento e de capital de giro são os principais motivos que fazem as empresas não conseguirem se manter no mercado.
Muitas empresas fracassam por falta de planejamento inicial. A empolgação do fazer dar certo é o que mais motiva a maioria dos microempresários a dar o passo inicial de começar um negócio próprio e partir para a empreitada com conhecimento superficial do assunto.
Minha empresa vai falir: o que fazer? Passo a passo
Em caso da empresa falir, o trabalhador deverá receber: saldo de salários e benefícios que estiverem atrasados, multa indenizatória de 40% do FGTS, férias vencidas e férias proporcionais com acréscimo de 1/3 constitucional, 13º salário, e saque do FGTS.
Como falir uma empresa em 10 dias
Caso a massa falida (empresa) venha realmente a fechar as portas, e não pague ao funcionário os seus direitos, é preciso que este procure imediatamente um advogado trabalhista em ou sindicato, para solicitar uma demissão em juízo, e tentar assegurar que suas verbas rescisórias sejam pagas.